Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

quarta-feira, fevereiro 01, 2012

DUDA NO FREVO (uma loa)



Maestro Duda ou Mestre Duda, o José Ursicino da Silva, nasceu em Goiana, interior de Pernambuco, em 23 de dezembro de 1935. Aos oito anos começou a estudar música, aos dez já era integrante da Banda Saboeira e logo escreveria sua primeira composição, o frevo Furacão. Dali podia-se prever que se tornaria Duda um dos maiores regentes, compositores, arranjadores e instrumentistas de todos os tempos e do frevo em especial. Gênio da composição e arranjo, como ampla formação chegou a tocar Oboé na Orquestra de Recife, mas seu múltiplo talento o levou a experimentar de tudo. Formou várias bandas de frevo que invariavelmente eram eleitas nos carnavais como as melhores do ano.

A carreira é repleta de sucessos e de grandes parcerias: Para o teatro músicou, "Um Americano no Recife" como direção de Graça Melo e outras peças dirigidas por Lúcio Mauro e Wilson Valença. Foi chefe do departamento de música da TV Jornal do Commercio e depois contratado da TV Bandeirantes em São Paulo. Compositor de choros gravados por Severino Araújo e Oscar Miliani, sambas gravados por Jamelão, músicas para Quinteto de Sopros e Quinteto de Metais, banda e orquestra, recebeu o prêmio de melhor arranjo de música popular brasileira em 1980, em concurso promovido pela Globo, Shell e Associação Brasileira de Produtores de Discos.


Para arremate da postagem:

"Duda no Frevo" (frevo de rua)

Turibio Santos (sotaque carioca/maranhense)


Armandinho (sotaque baiano)


Orquestra de Duda (o sotaque original)


Nota do blogueiro:
O nosso Duda é considerado um dos 10 melhores arranjadores do mundo.
Evoé, Maestro!


Fonte do txt.:
http://www.nacaocultural.pe.gov.br/biografia-de-maestro-duda-do-projeto-frevos-de-pernambuco

5 comentários:

Tania regina Contreiras disse...

Maravilha esses últimos posts, Eurico! E vou aqui ouvindo o frevo com vontade de sair pulando! :-)
Beijos,

Rejane Martins disse...

Mas que coisa mais linda estas diferenças, Eurico! ...E teu cuidado em registrar as sutilezas dos sotaques - são os naipes de sopro tão bem revelados pelo brasileiríssimo Mestre Duda!
Eu tenho imenso orgulho de ser brasileira, e não é por acaso, estes caras me enchem a alma!

lula eurico disse...

Grato, amigas.
Bom ter vcs por aqui.
A casa é de vcs!

Evoé!

Unknown disse...

estou arriscando uns passos com os dedos por aqui, há um contágio bom de alegria


abraço

Dauri Batisti disse...

Bonito este teu trabalho de resgatar para os dias de hoje esses valores da cultura brasileira.