Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

terça-feira, abril 12, 2011

Pedido, de certo modo inocente, às Pessoas de Boa Vontade





























Hoje andei procurando por você.
Sim, você mesmo!


Você
que é incapaz de engaiolar um passarinho
e de escorraçar um cão.
Você
que devolve o excedente do troco
ao caixa do mercado.
Você
que quando leva uma topada,
olha pros lados antes de dizer o palavrão.
Você
que não disputa uma bola dividida deslealmente.
Que aplaude o time adversário, quando faz um bom jogo.
Você
que trata a todos com cortesia
mesmo quando o trânsito está totalmente engarrafado.
Você que não discute religião.
Que prefere orar em oculto pra não ferir suscetibilidades
e que não deixa a mão esquerda saber da esmola dada pela direita.

Você que se emociona com tudo:
Um por do sol, um recém-nascido,
Uma canção de amor.
Você
que seria incapaz de molestar uma criança.
De abandonar um filho.
De trair o primeiro amor.

Hoje andei procurando
com meu controle remoto
e não encontrei você.
Hoje folheei jornais,
(há muito que não o fazia)
E, infelizmente, não achei você.

Prezado Ser Humano de Boa vontade,
cumpra o mandamento divino:
Cresça e multiplique-se!
Domine a densidade demográfica!
Invada o mass media!
Tome de assalto os noticiários
E as capas de revista!

A paz na Terra necessita, urgentemente,
de que você se torne uma multidão inumerável.

********************************
Eurico


"quem não se tornar como um desses pequeninos
não verá o Meu reino..."
.................................Jesus (in: algum dos evangelhos)
********************************

14 comentários:

lula eurico disse...

"Sem educar a sensiblidade, todas as habilidades são tolas e sem sentido."
in: Rejaneando



Com essa epígrafe,
venho confessar publicamente os meus deslizes, minha falta de gentileza e cortesia, minha indelicadeza de cada dia. Descubro-me sensível, mas de uma sensibilidade pouco trabalhada, que se agasta por qualquer coisa, que não tem empatia, que não reconhece quando um vizinho não está bem e corre a lhe exigir que me diga Bom dia!
Pior: não me esforço por educar essa suscetibilidade, que dizem, nos poetas está à flor da pele, e, por ir em mim alguma habilidade, termino sendo muito tolo, e muito hábil, mas em coisas sem nenhum sentido.

Blogar é uma dessas coisas,
que julgava ter aprendido a fazer.
Entanto há no blogar umas minudências,
uma etiqueta, uma ética, uma polidez no no trato com as pessoas, mesmo virtualmente, que ainda não alcancei em plenitude.
Blogar exige algumas virtudes, resiliência, empatia, gratidão,
coisas mui raras no mundo real,
mas necessárias, cá no virtual.

E é-me forçoso admitir,
que apesar de alguma habilidade com o fazer poético, sou um aluno iniciante na escola da sensibilidade.
Perdoem-me os que magoei por esse meu desajeitado jeito de aprender.

Eurico
em dias de repensar os dias...

zhubenedicty disse...

Lindo texto, ótima chamada, abs.

carmen silvia presotto disse...

Eurico, meu amigo, não compreendi bem o motivo da postagem do comentário acima, mas concordo com o que comentas... temos muito que aprender. Falar é fácil, agora vá viver!!

Essa gentileza que comentas, este olhar que invocas é o olhar humano sobre todos os movimentos do mundo, não podemos esquecer que quem tem o controle sobre as coisas é o homem, porque ele é quem tem a linguagem e o uso dela... No mais, sabemos que há muita hipocrisia, muitos descasos, muitas palavras soltas e vazias, por isso me comove tua poesia e tua invocação a sermos mais sujeitos do que objetos do tempo em que vivemos.

Um beijo carinhoso, bom estar aqui compartilhando reflexões e sentimentos.

Carmen.

Unknown disse...

Que coisa linda, Eurico!

Só que não é verdade, você é um dos raros homens que não criticam, que respeita o pensamento alheio, super sensível e de tudo isso que citou aí em cima, você é o reverso, a outra face da moeda.

Dó que hoje está mais sensível que nunca. Aproveite. ESCREVA!

Beijos

Mirze

Canto da Boca disse...

Um "Você" aqui se apresentando, quero aprender a ser uma digna dessa legião.
E deixo um abraço!

Rejane Martins disse...

Caro Eurico,
Cheguei - espero - em tempo de abraçar esse imenso sujeito que conheci a rejanear mundo adentro.
Parece sempre um desafio em aberto essa ideia da ruptura com a mesmice e a possibilidade de voar por conta própria, e talvez em bandos, para a paz, para o bem, pela cidadania - por todos.
A frase no rejaneando é que não é minha, é do Rubem Alves - quase sempre um professor pra mim.

lula eurico disse...

Rejane, amiga sumida,
não demore a visitar-me.
Essa casa também é tua.


Abraço também as outras amigas e há dias que a gente se sente assim, né...
Maas não existiria o som se não fosse o silencio,
a vida é mesmo assim:
dia e noite,
noite e dia.

Pois eu lhes digo que já estou bem feliz agora. Pois o perdão é um bálsamo e eu recebi o meu, inda há pouco rsrsrsrs

Tania regina Contreiras disse...

Uma fala bonita, sensita, sensível...A gente procura mesmo gente assim. Procuramos esse ser assim em nós.
Beijos, Poeta!

Anônimo disse...

Vc é um amigo muito doce e gentil e escreve lindamente!
Bjs

Loba disse...

eu ia dizer de rubem alves, meu muito querido conterrâneo. sim, a sensibilidade, esta que está sempre à nossa flor da pele, precisa estar presente para o outro, para os outros.
não acho que seja o caso de insensibilidade do poeta. talvez, um esvoejar da sensibilidade. coisa de quem sabe sempre voltar ao ninho! ;)
gosto de ti, poetamigo!
beijo!

Zélia Guardiano disse...

Eurico amigo
Muito importante, lindo, inspirador o seu texto!
Que maravilha seria o mundo se você encontrasse esse alguém que procura.
Fico aqui, fazendo figa, na torcida!
Grande abraço!

Paula Barros disse...

Eurico, lindas as imagens de pássaros na lateral do blog.

Pois é Eurico, nós queremos no outro a sensibilidade, o melhor do lado humano, o carinho, a ternura, a afeição, a atenção, o amor despretensioso, o amor desejo, mas nós lá temos as nossas falhas. E elas se apresentam na vida real, e neste virtual que é real, que somos nós.

Enquanto lia o post me encaixava neste ser que é procurado, mas depois foi aparecendo as minhas falhas, e que bom ler que você também as tem e admite, porque só assim podemos ser melhores. E isso faz parte do processo do ser e do viver.

um abraço.

ElfaAzul disse...

É uma pena que dificilmente veremos alguem assim nos jornais, na tv... Afinal a midia gosta de mostrar o que é errado, gosta de tornar popular os seres humanos que sao opostos a tudo isso, ou seja, os seres humanos de boa vontade existem, mas continuam escondidos atras dos holofotes da vida...

Carol Capellani disse...

Me emocionei com suas palavras.