Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

sábado, março 19, 2011

UAUÁ (linossignos oscilantes)

Pirilampos (in Firefly Flashing)



























Chegaríamos na noite,

noite profunda,
noite ignara e hermética,
depois duma escuridão de léguas...


O sereno, no entanto,
molhava as c'roas e as palmas
e nos breus, de instante a instante
flutuavam
dois fonemas oscilantes


Uauá


lume aceso que se apaga,
que outra vez lucila e apaga,
lume que vaga, e não vaga
pelas barrancas do arroio


Uauá
(borbulhar luminescente...)


E eu que tinha algo a dizer,
Calei-me.
Na noite densa,
gelada, feito a orla do deserto,
deu-me um calafrio de tragédia.
Naquela chã, ainda ecoa o genocídio
:

As estrelas eram os olhinhos
das menininhas tapuias que as gentes viam na noite.
Apagaram-se as estrelas.
As indiazinhas, também.
Restaram os vagalumes, soluços de luz,
Uauás (so)lucilantes.


Rio-abaixo,
mais adiante
era Canudos, Bello Monte,
à jusante
do velho Vaza-barris...
Era Canudos, num é mais.
Nosso Senhor assim quis...


Lá, meus irmãos, no entanto,
já não brilham pirilampos, como brilham por aqui
:
Furaram os olhos dos santos
e inundaram a Matriz...






Eurico
"em viagem, metonímica e sinestésica, pelos sertões"

Fonte da imagem:
Pirilampos

6 comentários:

Rejane Martins disse...

Eurico, um abaquar.

lula eurico disse...

Rejane, que essa nossa amizade virtual seja sempre dialógica e dialética, como hoje está. Saiba que tuas impressões de leitura me são surpreendentes e instigantes, por perspicazes e poéticas. Dão-me, tuas leituras, gana de escrever...

Grato.

lula eurico disse...

Rejane, fui ao google pelo abaquar.
Lindo verbête! Linda a força da língua tupy-guarany!
Mas eu sou mais rasteiro. Eu diria um carcará... rsrsrs

Fico grato e lisongeado em lidar com pessoas tão profundas como vc, que conhece os abismos. Vc sim, é uma "abaquara".

Abraço fra/terno.

carmen silvia presotto disse...

Um abraço a este vaga-lume de fonemas, de letras, de significantes.

Boa semana.

Carmen.

Unknown disse...

ouvi certa vez dizer que Uauá é lugar onde cachorro late ao contrário, mas agora sei que não só o avesso dos fonemas se percebe, há um alfabeto de candura, ornado de reminiscencia que faz estrada e corta o coração, lateja em ais a madrugada ubíqua em que se foram os repentes de Conselheiro, mais duas dobras na curva do rio e a noite encobre tudo de sem fim,



abraço

lula eurico disse...

Assis, amigo, rsrsrs essa é boa. Tou aqui rindo do pobre do cão... latir ao contrário deve ser difícil pra caramba...kkk

Homem, só tu pra me saíres com um dessas.rrsrsrs

Um grande abraço, Poeta!