Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

segunda-feira, março 28, 2011

ANDAIMES (ou Babel de Vidro)


equívoco vitruviano



"O mundo poderá ser salvo
se o homem desfizer a distância
que o separa da sua infância."

Cassiano Ricardo



Essa urbe vítrea funda-se em um equívoco deliqüescente
um desvio nos desvãos das mentes
ruas sintáticas,
lineares, sem graça e sem crianças;
carentes dos trapézios líricos
e da possibilidade do vôo..


Permanece  vitrúvio no vítreo,
esse dessonho retilíneo,
em inútil plano desonírico?


Toda construção em cânones é um equívoco,
um anti-Sphairos,
mesmo que côncava,
e ainda que convexa,
Isso que eles chamam nexo
é uma dislexia do oco sem eco.
Quando entenderão os arquitetos
que o unívoco e eterno é um Ser Esférico?






Fachada de vidro

11 comentários:

Unknown disse...

cidade de vidro, coração de vidro, canção de vidro: envidraçadas, mal-traçadas, mal-tratadas



abraço

Zélia Guardiano disse...

Belíssimo, Eurico, todo o conjunto!
Imagem deslumbrante!
Os versos de Cassiano Ricardo, uma verdadeira oração indispensável.
Seu poema, maravilhoso!
Deixou-me bastante emocionada...
E ainda, como se fosse pouco, este solo, ao fundo...
Assim , dá gosto iniciar a semana!
Abraço forte, meu amigo, grande poeta!

Unknown disse...

NOSSA! EXCELENTE!

...."isso que eles chamam de nexo é uma dislexia do oco sem eco."

Sensacional!

Carlos, você usa muito dicionário, sabe vários idiomas, ou o básico latim e grego já preenche.

Beijos e aplausos!

Mirze

Anônimo disse...

Nossa,
vou ler de novo!
Díficil!
Ou eu que ando meio assim, assim!
Bjs meu querido.

Paula Barros disse...

São tantos equívocos, que equivocados estamos, e sobrevivemos.

beijo

carmen silvia presotto disse...

"Isso que eles chamam nexo
é uma dislexia do oco sem eco.
Quando entenderão os arquitetos
que o unívoco e eterno é um Ser Esférico?"

Aplaudo tua circularidade meu amigo, entro aqui para sair sempre melhor e bem acompanhada de teus reflexos poesia.

Beijos, boa semana.

Carmen.

Canto da Boca disse...

(porque esse ser demiurgo, demiúrgico que considera a si mesmo como o único centro do planeta, distanciou-se de si mesmo, incongruentemente. Trancou do lado de dentro das construções vítreas, a criança que foi um dia!


Estou cá na terrinha, vizinho, abraço fra/terno!)

lula eurico disse...

Querida Mirze:
estou aqui a rir com teu comentário. rsrsrs
Mal sei o português, menina.
Essas coisas que escrevo são como os entulhos que voltam à praia da memória, depois de décadas de leituras.
Eu faço como o pintor materista, vou escolhendo os termos que caibam no tem, e depois os combino numa certa ordem sintática, lógica, sei lá eu.
E depois disso dou dois passos pra trás e olho. Se estiver com uma aparência de texto eu publico.

Eu num sei nada de nada, menina.
Sou um viciado em livros e mais nada rsrsrs

Abraço fra/terno, Mirze, querida.

Unknown disse...

Obrigada, Carlos.

Me senti tão pequena diante de tanta sabedoria.

Grata!

Beijos

Mirze

lula eurico disse...

Pois é, Mirze, preocupa não,
isso é apenas um palavreado, como bem diz a amiga Malu.

Tania regina Contreiras disse...

Ah, e fiquei sonhando com os trapézios líricos...

Entulhos que voltam à praia da memória? Pois sim... Quem me dera esses entulhos na minha praia produzindo arte!
Beijos,