Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

quarta-feira, novembro 17, 2010

HERESIAS nº4 (final)





Lutei.
A luta é vã
e eu rendido estou.
Tudo é permitido ao Amor.

Brindo às Bodas em Caná.
Deleitosa é a apostasia,
em que se erguem as taças.
Abandono-me ao Caminho,
profunda/mente livre,
dos heresiarcas.

Fonte da imagem:

10 comentários:

Unknown disse...

excelente essa sequencia de Heresias,

abraços

Sandra Gonçalves disse...

belo poema...Bjos achocolatados

Jens disse...

Itaca, enfim.

lula eurico disse...

Antes que o Bispo me mande excomungar, lanço mão do álibi elementar dos poetas: aqui quem fala é um eu-lírico e não eu. rsrsrs

No entanto, eu me atrevo a citar uma heresiarca que me é muito caro. Um certo Narareno: chamava os sacerdotes de sua religião de hipócritas; numa nação que sequer pronunciava o nome de D'us, se autoproclamava filho do Próprio;
falava com proscritos e com proscritas também,
tendo citado um deles, o bom samaritano, como exemplo para os de seu povo;
bebia nas festas seculares e desafiava a lei vigente, trabalhando aos sábados;
Querem mais heresiarca do que Ele.
Heresiarca e livre, acima de toda a cultura religiosa predominante.
Ele é o Cara! rsrsrs

carmen silvia presotto disse...

Tudo é permitido ao amor, tua poesia canta isso, por isso ensinas. Parabéns pelas Heresias, muito bom te ler.

Um beijo carinhoso e um abraço fraterno!

carmen silvia presotto disse...

Tudo é permitido ao amor, tua poesia canta isso, por ele ensinas. Parabéns , muito bom te ler nessa sequencia poética.

Um beijo carinhoso e um abraço fraterno!

lula eurico disse...

Errata:(do comentário anterior)
Perdoem-me, mas onde está escrito "Narareno", bem se vê que devia estar escrito "Nazareno". rsrsrs

Fraterno abraço

Sueli Maia (Mai) disse...

Oh! Meu amigo, estás em pleno vigor.

Eis aqui mais uma herege.

abraços e bom final de semana

À PÉ ATÉ ENCONTRAR disse...

Ó poeta, heresias a parte, o poeta tudo pode no reino das palavras.
Se isso é ser herege, ser herege é ser feliz e nisto o Senhor se deleita.
Seu blog é fabuloso, adorei a série.
Abraços.

lula eurico disse...

Grato, Aníssima,
bondade tua.
E o reino das palavras é criação, como é o Reino da Palavra, o cosmos, o universo.
A heresia reside em não usar as palavras costumeiras, dos dogmas religiosos, para tratar do Caminho.