Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

domingo, setembro 19, 2010

EU-PROFUNDO (cardumes líricos)






















Vir emergindo, bem lá do fundo,
do abismo escuro, de um oceano,
com toneladas de um eu-profundo,
que vem subindo, bem lentamente,
do inconsciente à flor das águas azuis, marinhas,
Vir com a profunda necessidade,
imperiosa necessidade,
de esguichar-me nessas palavras.



















Ou,


Vir emergindo,
em álacres bandos,
súbitos saltos, vôos sem asas,
singrando os mares,
um imenso aquário
do imaginário,
(telas de aquático LCD);
Cantando em odes ou para-odes,
coral submerso, sons guturais,
salmodiando com alegria
gregoriana, simples, vital:
palavras-peixes,
mar virtual...






Fonte da imagem:
1- recolhida do PicasaWeb
2- http://contanatura.weblog.com.pt/arquivo/5%20dolphins.jpg

9 comentários:

C@uros@ disse...

Olá mágico poeta Eurico, profundo, bem profundo, os nossos "eu", necessário encontrá-los, na urgência imperiosa dos momentos críticos ou felizes. Paz e harmonia em sua semana.

forte abraço

C@urosa

lula eurico disse...

Grato, amigo.
É verdade, há dois momentos, que se alternam, nesse oceano: o momento-golfinho e o momento-baleia.

Abraço fraterno.

Anônimo disse...

"...Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleja ...
Que veleje nesse informar
Que aproveite a vazante da infomaré(...)
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer..."

(Pela Internet - Gil)

lula eurico disse...

rs isso Marcio, a intertextualidade está no ar, no mar, nos nossos corações...

carmen silvia presotto disse...

Vir para ver, viver, sentir o desfolhar de eu(s)...nossas necessidades!

Um beijo amigo

lula eurico disse...

Carmen Silvia,
amiga que me presenteia sempre com sua visita,

Ob-ligato...

Fico ligado, por laços de afeto, a quem me trata com tanta gentileza.

Navego num mar de afagos virtuais...rsrsrs

Abç fra/ternos nos dois poetas:
Carmen e Márcio.

Muita paz!

Claudinha ੴ disse...

Meu caro Eurico, que assim seja!Do azul profundo para nosso deleite!
Beijo!

Ilaine disse...

Emerge teu eu-profundo e traga- nos estes cardumes de poesias. Beijo

Rejane Martins disse...

Sempre que venho aqui, saio lírica. Te agradeço em dia especial.