Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

domingo, maio 09, 2010

A Inevitável Rosa

ou

Pequena Lição de Poíesis

A prosa, por sua natureza, pode ser poética
porque sempre traz, dentro de si, hermética,
uma pequena rosa.

Em sendo assim,
o que se chama simplesmente prosa
é a tentativa frustrada de ocultar
no discurso (coisa odiosa)
a poesia que há...
a inevitável
rosa
(poemeto ao modo de Mário Quintana)
Eurico
08.06.07

***

15 comentários:

Sueli Maia (Mai) disse...

Poesia em prosa à rosa,
Ah! Rosa que a rosa decerto estará toda prosa.

Amigo meu, dê um cheiro meu em sua mainha, viu?

abraçamigo

Jacinta Dantas disse...

Rosa,
prá mim, há sempre um mistério nesse modo de vida. O de ser Rosa-presente-prazer...

Grande abraço

lula eurico disse...

E deixo um cheiro bem pernambucano para as mainhas de todos os amigos e amigas blogueiros ou não.

Ilaine disse...

Quanta sensibilidade... Eu nunca me dei conta que há uma rosa dentro da prosa. Lindo, lindo! Obrigada pela pequena lição de Poíesis!

Abraço, Eurico!

Marisa. disse...

Em algumas prosas, mesmo sem ver a rosa, sentimos o perfume...
Abraço.

lula eurico disse...

Mai, Jacinta, Ilaine e Marisa... bom ter vcs por perto. A reedição foi um jeito de dizer que estou bem, embora não tenha vindo muito por aqui. Tive uma virose que me derrubou mesmo. E só agora tive coragem de teclar.

Abraçamigo e fra/terno em todas!

Marco Alcantara disse...

Sou fã do Mário Quintana e claro sou fã teu.

Seu blog é minha area de desestressar, de brincar de ser, de acreditar ter e indagar o mundo.

Abraço!

Jeanne Geyer disse...

Rosas sempre inspiram, delicadas, perfumadas, fascinam misteriosas...
Bom estar aqui.
Te espero lá no novo blog:
http://jardinsdeumaalmaeterna.blogspot.com/
Beijos

Éverton Vidal Azevedo disse...

A Rosa no Rosa rs. Demais Eurico. E estou lendo agora esse texto do Boff sobre a Marina que você disponibilizou.

Um abraço fraterno!

Jens disse...

Pois é, camarada Eurico, por mais que se tente sufocá-la, a rosa resiste.
Belo poema.

Um abraço.

lula eurico disse...

Mesmo nas prosas mais bem humoradas, com as tuas, caro Jens, há um espaço para a poesia...

Abraço fraterno

Soninha disse...

Olá, Eurico!

Rosas são fortes...são soberanas, são simples, ao mesmo tempo, sofisticadas...
Como diz a canção, rosas não falam, exalam...cheias de prosas!
Adorei!
Excelente final de semana a você e família!
Muita paz! beijosssssssss

carmen silvia presotto disse...

Eurico, nos meus passeios poéticos de sábado, tropecei na Inevitável Rosa, gostei tanto que a levei comogo para Vidráguas, lá estamos conversando.

Um abraço amigo, parabéns e obrigada por todo o amor com que tratas a Poesia.

Carmen Silvia Presotto
www.vidraguas.com.br

lula eurico disse...

GRATO, CARMEN,
GRATÍSSIMO!
VOU LÁ VER!

Lícia Dalcin disse...

Bendito dia em que te conheci por tua lírica! Eurico, ganhaste uma admiradora! Confesso alumbramento. Je vois des anges! Belíssimo como estar além da dor. Há um anjo-em-ti.