Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

sexta-feira, maio 14, 2010

Asas
























Enterneço-me...
Esse é meu método fenomenológico de acercar-me à realidade.

Não busco saber o mundo, dom inacessível,
Contenta-me o afã da compreensão, e assim,
Intento aproximar-me de tudo e de mim,
pela ternura.
Pelo lirismo, eu diria, ingenuamente.
Esse é o portal de tudo.
Enterneço-me... e assim aprendo
a ver mais profundamente.

Exemplo disso são os colibris
que beijam flores em nosso quintal...
Eles decifram-me a minha mãe,
a enigmática guardiã de crotes e avencas...
Daqui, de dentro da ternura,
enfim, enxergo a rua
toda a rua, cinzenta e nua:
Não há mais verde na vizinhança.
Por isso a fauna miúda vem pra cá.
Lagartos, colibris, formigas.

(Ai, com que ternura tão antiga
minha mãe abriga
tudo isso aqui...)

E só agora,
nessa fenomenológica ternura, eu percebi.
Mãe, minha amiga!
Li teu enigma.
E esvoaço, enternecido.
Por um instante estou colibri...

25 comentários:

Anônimo disse...

Que saudade de vc!
Tudo bem?
Bjs.

Anônimo disse...

Das coisas mais belas que já li [e senti!]
Aqui também enterneço-me, e estremeço de saudades da minha mainha, que me alcança sempre com um olhar intercontinental, como quem nutre de atenção sua avenca.

Tocada, emocionada, deixo-te um profundo abraço por este momento.

...

Fernando Pessoa já dizia:

"Sinto-me nascido a cada momento. Para a eterna novidade do Mundo..."

E assim o fazes!

Jacinta Dantas disse...

Bonito isso, Eurico,
enternecer-se,
tornar-se,
...
deixar-se Ser Colibri para se aproximar do Mistério de Mãe.
Lindo demais!

lula eurico disse...

Eita, Kanauã, um elogio teu é algo que me faz estremecer. Sei de tua sensibilidade aflorada, quando visito o teu blogue. Por isso, agradeço, enternecido.

Outro abraço.

lula eurico disse...

Jacinta, amiga do nome de flor...
Grato pela tua atenciosa presença. Esse também é pra dizer que a saúde vai indo bem... nem mais lembro que andei sem ela. rsrsrs

Agora, enternecido, agradeço aos céus e aos amigos e amigas, pela força!

Jens disse...

Perder a ternura, jamais. Ela nos salva do horror e nos permite seguir em frente.
Um abraço, camarada Eurico.

Dauri Batisti disse...

Estar assim colibri é estar disponivel para a vida, para o cuidado dela?

Ah, essa ética, esta estética, viver colibri...

Força-nos os seus poemas a pensar a flor que beijamos - ou maltratamos - a cada dia.

Claudinha ੴ disse...

Olá! Muita ternura, mães também são ternura. Você é coerente! Linda homenagem! Beijo!

Ester disse...

Vim abraçar meu amigo Eurico!

Suas palavras é que me abraçam
deixo-as à vontade,

Quanto tempo Eurico! Fiquei fora da blogosfera por um ano e volto agora, devagarinho..
Vc me visitava quando era ainda
o Esterança,
e eu me dava o prazer de vir
aqui,
senti falta de suas palavras
e acabei encontrando..

Prazer nesse reencontro!
Fique com Deus.


Bjs,
Ester
.~.~.

Sueli Maia (Mai) disse...

Ternura tão antiga e amiga.
Quisera também ser beija-flor, ou dele a flor mais querida.

beijos, amigo.
Teu poema-imagem voa

Éverton Vidal Azevedo disse...

Sim Eurico, ng pode ser impedido de ser ateu, agnóstico, crente, ou de qualquer outro rótulo religioso ou nao-religioso. Faz parte dos direitos básicos de cada indivíduo.

E a verdade é que muitos ateus mostram/mostraram mais os valores de Cristo do que muitos que se dizem seguidores dele nao é?

E eu fiquei arrepiado com o poema. Sei nem o que dizer, pois que já disseram tanta coisa aqui, coisas que eu poderia fazer um control+c control+v e cairia certinho no que eu senti.

Lembrei das minhs maes também.

Um abraço.

Ilaine disse...

Asas para voar e festejar a liberdade. Pássaros beijam flores e decifram mamães...

Lirismo que nasce em cada bater de asas e que comove... Parabéns, colibri querido!

Passageira disse...

Poeta, querido! A sua ternura tb me enternece. E o colibri aqui tem uma outra conotação: é vida!
E eu que sempre quis ser beija-flor, agora me sinto inda mais mãe! rs...
Tão lindo isso. Tão bom te ler!
Beijo grandão.

lula eurico disse...

Permitam-me fazer uma saudação especial à amiga Euza. Eita como é bom ler vc, mesmo que seja lá no PALIM!

Saúde e paz pra vc!

E um abraço fra/terníssimo.
(não suma mais por tanto tempo, amiga rs)

Anônimo disse...

salve, eurico, tudo bem contigo?

belo poema, de afeto cheio de fetos por tudo que nasce e vive, asas de abraços.

beijos
luis de la mancha

VELOSO disse...

Linda e comovente homenagem!

Marisa. disse...

Que maravilhoso... escreveu por mim. Grata pelo encantamento. Abraços.

www.pedradosertao.blogspot.com disse...

Isso é que é passarinhar! Abraço

Paula Barros disse...

Tenho mesmo que dizer que achei bonito, que imaginei o jardim da sua mãe, assim feito a minha mãe que sempre teve um jardim.

Lindo esse seu sentimento de ternura.

beijo

Claudinha ੴ disse...

Eurico!

Gostaria de fazer-lhe um convite para participar do post dos amigos do meu blog. Ele completa 7 anos em julho e eu gostaria nesta data de postar pequenos comentários ou frases referentes ao TP que me fossem enviadas pelos amigos. Se puder me dar a honra, eu ficarei imensamente feliz. Pode me enviar pelo email transmimentos@gmail.com.
Beijos!

Claudinha ੴ disse...

Olá Eurico!

Obrigada por aceitar!
Um tema? Bem, é algo sobre suas impressões à respeito do TP. Pode ser texto se preferir. Tenho recebido poemas, comentários curtos, frase de cinco palavras e até frases longas. Deixo livre, vai ser um post enorme como o que o TP representa pra mim. Não sei se conhece minha história, se não leia meu link www.fractais2.blogspot.com e entenderá a importância do blog em minha vida.
Beijos!

Jeanne Geyer disse...

Lindo! Lindo mesmo, adoro tuas poesias. Pena que não tenho mais tempo de estar por aqui, mas não te esqueço, por isto venho te deixar um selinho lá no blog.
Beijos

Jacinta Dantas disse...

Olá amigo Eurico,
estou passando para deixar o meu abraço e dizer que sinto saudade de você lá no meu florescer.
Daqui, continuo na torcida para que você fique bem, dentro dos seus 100%, logo logo.

Zilda Santiago disse...

Peeeerfeito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Adorei!!Parabéns.Bj no coração.

Rejane Martins disse...

É avassaladora essa forma como te aproximas da realidade com tanta ternura e sonho. Tua forma nos leva, nos eleva.