Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

quinta-feira, março 11, 2010

ISSO































“...menino sonha com coisas
que a gente cresce e não vê jamais...”
Roberto Ribeiro(de Nelson Rufino e Zé Luiz)


Disso que, em verdade, não vejo
e que, sinceramente, a minha mão não alcança;
é dessa coisa singela e estranha
que cuido o dia todo, todos os dias...
Disso que, enquanto olho, não percebo o tanto,
(porquanto, é a minha alma, estrábica)
é nisso que me ocupo,
eis minha fábrica:

Isso, inefável,
Isso, indizível,
Isso, volátil e jamais tocado...

Nisso me erijo
desde criança,
Nisso invisível (eu, que não creio)
sonho o meu sonho,
nessa esperança...

14 comentários:

Canto da Boca disse...

...disso que de tanto diluir-se dentro de nós, por todas as contingências, acaba tomando outras formas e perdemos e vamos nos perdendo... Isso essa esperança que necessitamos, ou enfim, o fim?

Bacana, Vizinho, como sempre!

Abraçao!

Sueli Maia (Mai) disse...

Então, desde a citação - "todo menino é um Rei". És. E sabes o que um Homem é capaz de erigir.
Belo poema, belo artefato.
beijos, amigo d'infância.
Tua aura é clara.

Profdiafonso disse...

Esse é o meu grande poeta!

Reconheço-me neste poema, meu caro cumpadi Lula!

Parabéns...!

Abs!

PAX ET BENE!

Claudinha ੴ disse...

Maravilhoso menino que vive em si, que deixa transparecer os sonhos que jamais envelhecem...
Um beijo!

Profdiafonso disse...

Lula, como é que põe estas indicações de postagens no pé da postagem? Esse tal de link... não sei das quantas... rsrsrs

Abs!

Anônimo disse...

Muito lindo!
bjs.

lula eurico disse...

Diógenes, poetamigo, já sei de que falas: vai lá no rodapé da minha postagem e clica na palavrinha "LinkWithin". Pronto: vai abrir no site e o resto é fácil feito comer queijo de coalho com mel de engenho, pois te darão a faca por lá... mas é em "ingrêis", visse? rsrsrsrs Mas é simples que só, cumpadi...rs

Abraço fraterno

Merlaine Garcês disse...

Bela postagem;muito profundo!!
Abraços.

Beti Timm disse...

Sonhar é ser sempre menino, mesmo que tudo indique o contrário, buscar os sonhos dentro de si mesmo é buscar nossa pureza de criança!

Obrigada pela carinho e o abraço que retribuo com saudades e mais carinho!

Beijos

Paula disse...

Nossa, amigo! Esse foi o poema mais lindo de todos os poemas lindos que já li aqui! Abraço!

lula eurico disse...

Bondade tua, Paulinha. Vc é que é generosa e amiga... mas faz um bem danado ter amigas assim rsrsrs

Soninha disse...

Olá, Eurico, o menino que sonha...
Todos devemos sonhar.
Quem tem um sonho é feliz, diante de tão dura realidade, a que vivemos.
Excelente semana pra vc...cheia de lindos sonhos!
Muita paz! beijosssssss

Rejane Martins disse...

Eu já vim por aqui reler esse poema algumas vezes e sempre que me apronto pra comentá-lo, há algo que me cala.
Deve ser a força destas palavras, a força deste poema, a força deste menino. Parece não haver mais nada a dizer, senão voltar pra ler.

Unknown disse...

NOSSA!!!!!

Que poema lindo e verdadeiro!

Eurico D++++++

Beijos, poeta!

Mirze