Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

sexta-feira, janeiro 22, 2010

O Relógio e a Bússola (uma cantiga pra Kelly)





















Redescobri o Oriente de manhã,
Quando o sol invadiu minha casa de repente
Eu, que nem atentava de que lado, exatamente, nasce o sol,
Agora sei, aqui, convalescente,
Que um raio solar cruza-me a alma, obliquamente,
Desde as primeiras horas da manhã até ficar poente;
E que minha a cama posta-se sob ele, diagonalmente.
Espaço e tempo brilham em mim, isso é o Oriente...
Irmãos, amigos, não é deveras surpreendente
Que deambulando em tal deserto, tanta gente,
como eu, não atente
pro fato que não sabe mais, ao certo, para que lado fica o Oriente?

Agora sei, graças ao Sol,
Que o Oriente fica exatamente
No recanto do quarto, e rente
Ao ponto em que minha Mulher, tão ternamente,
Ajuda-me a calçar os meus chinelos
(logo os meus, que nunca me dignei a amarrar suas sandálias, ó xente!)
E veste-me um moleton, tão distraidamente.
Minha Mulher de cócoras, sorridente,
raio de sol que resplandece à minha frente,
cuidando do meu ser convalescente,
Ali, ó meus irmãos e amigos,
Ali é o Oriente!

E enquanto ela me pensa curativos, delicadamente
O Sol acende os seus cabelos, suavemente,
E vai iluminando as minhas células dolentes.
Eis o relógio e a bússola, nesse olhar iridescente...
Eis, ó minha alma, o Oriente!


Fonte da imagem:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ae/Saint-remy-de-provence-cadran-solaire.jpg

15 comentários:

YvyB disse...

Que Oriente versado, lindo !
Ao amor incondicional que conquistaste, que certamente trarão tua cura. Bela homenagem !


Abrs fraternos!

Anônimo disse...

Sodade do cê amigo!
Bjs.

Anônimo disse...

Eurico,

Quem tem um sol assim, por entre dedos adentrando o horizonte dos dias, achou seu lugar, seu ninho no mundo.
Tens mais que a direção do Oriente, que não lindamente desbravaste... tens uma rosa-dos-ventos desabrochando-te sorriso e carinho que aquece.

Tens a geografia dos versos, meu amigo.

Enternecida.


Para o casal, versos de Eugénio de Andrade, numa metáfora de beijo:

"A claridade coroa-se de cinza, eu sei:
é sempre a tremer que levo o sol à boca."

Um abraço.

Katyuscia.

Ilaine disse...

O oriente. O sol. A Kelly!
A mulher-menina-lumonosa que delicada te embrulha carinho, com fitas e laços brilhantes de amor. Linda, linda homenagem.

Beijo

Paula Brasileiro disse...

Que coisa mais linda! Acho que tudo se resolve numa velocidade mágica diante de um SOl tão quente e acolhedor, assim. Mas, amigo Eurico, que idéia sensacional essa de Teté! Vai ser lincrível aquelas duas "velhinhas" na avenida, nossa, só de pensar me arrepio toda! Esse ano, se tudo der certo, vou pra avenida com vcs tb! Que o teu SOl continue irradiando vida pra vc, quero vê-los, lindos, no carnaval! Abraço!

Sueli Maia (Mai) disse...

Ah! Meu amigo que cantiga mais linda. A Kelly é musa e inspiradora. E hoje eu comemoro teu oriente e, rente, teu sol, tua vida.
Adorei a foto lá no alto.
Beijos, Eurico.
Estou feliz porque você está bem!.

Dauri Batisti disse...

Seja benvido amigo ao sol, à luz, à vida, à festa. Seu retornoriente foi maravilho. Escreva, escreva muito com o lápis que preparastes nestes meses. Ele guarda na ponta palavras certas e boa.

Um abraço

Paula Barros disse...

Eurico, que canção linda, para o seu Sol, seu Oriente, seu Norte, sua mulher linda e companheira. Para a luz que ilumina seus dias, sua vida, e dá vida e mais vida.

Fico feliz de conhecer você e conhecer Kelly, e poder imaginar a cena com os rostos iluminados.

beijos para vocês.

Carlinhos do Amparo disse...

Cumpadi, até pra dizer q ama tu faz um arrodeio arretado, né. Faça como eu, pega Kelly na marra e diz na cara dela: amo vc.

Mas num é q o poema tem ritmo de relógio, as rimas repetidamente repetidas em 'ente'. Num é que vc estava como eu, desorientado. Se oriente, ó xente! E Oriente tb é marca antiga de relógio, né? E o relógio de sol? Que dizer dele kkkkk Sou suspeito pra comentar teus poemas, por dois motivos. Primeiro que somos cumpadis univitelinos, (vixe isso parece negócio de vitelas rsrsrs); e segundo,que tb amo muito a Dona Kelly kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Gostou? Qdo eu amo vou e digo, mesmo sendo a muié do cumpadi. kkkkkkkkk

Jacinta Dantas disse...

Vixe...
e num é que o cumpadi acaba de dizer o que eu queria escutar. "Quando eu amo eu digo" Ah, isso é bom demais.

Eurico,
O poema é lindo e mais lindo ainda é a disposição para a vida, disposição para o amor, disposição para aceitar o brilho que bem do sol, do céu, do ar, do mar...
Que bom!
Abração

lula eurico disse...

Cumpadi Carlos, mais respeito com minha senhora... kkkkk Bem, esse é meu jeito e "têm certas coisas que eu não sei dizer"...

E tem mais: o senhor só viu o maquinismo do relógio, mas tem algo que vai além da matéria, das sístoles e diástoles, do próprio coração. Quando se ama é de corpo e de alma. Essa coisa maior, a alma ama diferente. Ama quando sente a dor do outro. Ama com a responsabilidade psicológica (lembra-se que lemos Erich Fromm?) com o outro. Ama-se com a consciência. E pra isso tem de existir um sentido, que não esse físico, nem da bússola, nem do relógio... mas que vem do oriente, sim, do oriente. Essa luz vem do oriente... e não somos Akenatons. "Essa luz, é claro que é Jesus"... frase singela e lapidar do Roberto. Portanto, cumpadi, se oriente e largue esse tal de Nietzche e venha pro Amor E/terno rsrsrsrs
Tá vendo?
Foi mexer comigo!
Tou inspirado!
**********************

Meninas e meninos, obrigadooooo!
Estou na escolinha do Rabi e recomeço a ler as primeiras lições do meu primeiro amor. Voltei até a infância, nas ternura, nos cuidados, no dengo e até... kkk nas fraldas (na UTI) hehehe.
Agora, renovado, lataria consertada, vamos voar, vamos lá meus cumpadis e cumadis... abram alas que eu quero voar!!!

Beijos em todas e todas!

Luis Eustáquio Soares disse...

salve, querido eurico! como vc está? de cá, todo carinho solidário e revolucionário que vc merece ter, deter, conter, colher.
meuabraço,
luisdelamancha

Luis Eustáquio Soares disse...

salve, querido eurico! como vc está? de cá, todo carinho solidário e revolucionário que vc merece ter, deter, conter, colher.
meuabraço,
luisdelamancha

Unknown disse...

Amigo, desejo de todo o coração que fiques logo totalmente recuperado. Este negócio de doença é ruim, mas como disseste, voltei da minha escola.
Realmente sempre tiramos preciosas lições de vida, e passamos a valorizar o que realmente importa.
Que Deus te ilumine os dias, beijos

Elcio Tuiribepi disse...

Que bonito Eurico...bonito mesmo...
muito...sabia que a ternura desse instante é sentida no momento da leitura,as palavras parecemque fazem carinho na alma da gente...bom te ler...muito bom...bom mesmo...acredite...rs
Bem...vou deixar um convite...

Vamos a parte colada...rs

Mudando de assunto, eu agora te convido a participar do aniversário de três anos do Verseiro, no dia 26 de janeiro.
A idéia é que cada um que queira participar, faça uma postagem colocando uma foto sua quando criança ou adolescente junto a irmãos, primos ou amigos e conte alguma passagem de sua vida nessa época, alguma travessura, algum fato que marcou em sua memória de forma alegre, engraçada...rs
Vamos comemorar e sorrir juntos...
Conto com sua presença, mas fique a vontade quanto a fazer a postagem ou não ok...

“O passado não reconhece seu lugar
Está sempre presente”

Mário Quintana

Um abraço na alma..