Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

domingo, outubro 04, 2009

LUIZA (experiência quântica)






























E criou Deus o homem à sua imagem:
à imagem de Deus o criou;
homem e mulher os criou.
..............................Gênesis, 1:27

Eu disse: Vós sois deuses...
..............................Salmos, 82:6

"O homem é um deus quando sonha
E um mendigo quando pensa."
...................................Hölderlin



Estamos na nova Manhã de tudo.
Manhã eterna e pagã.
Agora a Femina sobe a encosta
do outeiro, tangendo um rebanho de cabras.
Os balidos da Aurora
enchem o Caminho de símbolos e de bosta.
O planeta recomeça nessas tetas.
O planeta carece de regaço ma(e)terno.


Estamos na moderna Manhã de tudo.
O mundo ainda anda ab/surdo.
Há perplexidade entre os machinhos;
Mas já se escuta o balbucio atrevido das infantas.
O bélico dará lugar ao belo.
Desde sempre se anunciava
essa ascensão da Anima.

Estamos na manhã do domingo.
Os deuses estão alegres
e lançam os dados comigo.
Fazem apostas,
Divertem-se, os deuses. É domingo.
Sim, é domingo,
mas as deusas, como Deus, trabalham até hoje:

Encontrei Luiza na feira de orgânicos;
Trazia flores nas mãos
e uma sacola biodegradável.
Seus olhos luziam,
enquanto proseava com outras mulheres.
Seu sorriso era potável
como as águas dos rios futuros.
Havia cumplicidade e ternura.
Falava-se de gravidez e de luz.
Observava-me, quântica.
E me acenava, semiótica.
Quanta beleza!
Quanta esperança!

Quanta...

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Dedicatória:

às minhas filhas já nascidas e que hão de nascer,
às filhas das minhas filhas, minhas futuras netinhas,
às minhas sobrinhas mineirinhas, à minha Allana (saudade),
e a todas as minhas amigas virtuais, ou não,
extensivo às suas filhas, netas, sobrinhas.
Enfim, o poema é dedicado ao ser feminino.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

N. do A.:

Não sei de onde e nem porquê me vem à mente
a célebre frase de Flaubert:
"Emma Bovary c'est moi". rsrsrs
Mas não esqueçam que aqui habita um Eu-lírico. rs)



Fonte da imagem:
Mulher Quântica

Ouçam a Luiza, do Tom Jobim...

36 comentários:

R Leandro disse...

Sensacional, lindas imagens, melhor ainda a poesia... Parabéns!

lula eurico disse...

Grato, Mestre Nasrudin.
Grato pelo elogio e pela visita, que deixa feliz e honrado. rs

Abraço cordial.

Sueli Maia (Mai) disse...

E meus olhos também 'luziram' com a tua experiência quântica.
Quanta luz!
Potável o sorriso e salinos os meus olhos de espanto e alegria quanta, quanta...
Depois eu volto, agora não consigo, tá chovendo prá danar aqui nos meus olhos, água salobra e sal de emoção.
Abraços meu amigo.
Você remexeu meu timo.
Obrigada!
Me dê notícias, viu?

lula eurico disse...

Mai,
nem posso te dizer: não chora...
Até pq eu tb choro, raramente, mas qdo choro é feito um menino.
Luiza hoje saiu às compras e nos anuncia uma nova era.

Abraço cordial!

Jens disse...

Bela e merecida ode às mulheres, camarada Eurico. O que seríamos nós sem elas?

Um abraço.

lula eurico disse...

Jens,
amigo velho. Ofereço também este poema à tua jovem jornalista. Creio que elas governarão o mundo nas próximas décadas. rsrsrs
Claro que nós daremos uma forcinha, né. Que seria delas sem nós. rs

Abraço cordial.

Ilaine disse...

Obrigada! É linda!

Femina grávida... De beleza, de luz e de vida. O futuro está plantado em seu corpo.

Quanta...
Quanta beleza de você, meu amigo! Para nós! E a música...
Beijo

lula eurico disse...

Oi, Ilaine, querida,
ando com a sensibilidade aflorada. Certos instantes da caminhada nos trazem insights sutis... e Luiza é uma dessas "observações quânticas", como usam dizer os mais ligados à ciência, mas eu diria que Luiza é a possibilidade de vida, o útero do futuro, a nova Eva, sem conotações de culpa, (coisa que cheira a milênios de machismo), mas, a Eva dos cuidados com a flora e a fauna, com a vida nesse planetinha azulado, com a ordem cósmica, enfim... rsrsrs
Viajei... :)

Abraço fra/terno.

Euza disse...

Acredita que me senti um pouco dona deste poema? Como parte da eva que o inspirou. ou uma nuvem da visão quântica! rs...
Maravilha de poema, meu querido. Algumas imagens são de belas, leves, quânticas!
Beijo, viu?

lula eurico disse...

Euza,
é teu, o poema... também é teu. E
Teu e de toda a anima ancestral do planeta, que ora se alevanta, depois de séculos de opressão. Mas, como é sutil, como é diferente o poder da anima. Mãe poderosa e terna. Mãe e/terna. Finge que é frágil e nos governa. Eis que ela surge em boa hora. O planetinha, aflito, esperneia e grita: mamãe.
Ainda há tempo de reparar o estrago de milênios de machismo?
Bem, é chegado o tempo.

Abraço fra/terno.

Paula disse...

Amigo! Quero te convidar, oficialmente agora, para conhecer a minha Nação, o Estrela Brilhante de Igarassu. Os ensaios começam nesta sexta-feira, a partir das 19:30hs. É só chegar no sítio histórico de Igarassu e perguntar onde fica o Rosário, que é a sede do maracatu, todo mundo ensina. Por falar nisso, vc sabe me dizer qd começam os ensaios do Almirante? Abraço!

Marco Alcantara disse...

CARA pecio falar contigo no MSN me add láno meu blog tem o endereço.

lula eurico disse...

P!
estou com dificuldade em ir nesta sexta, mas vou me articular para visitar vcs, em breve.
Os ensaios do Almirante... estamos ultimando as instalações dos computadores e tal... creio que semana que vem já começam.

Abraço.

lula eurico disse...

Lion,
vou te add, mas só ficarei on line mais tarde, pq vou dar uma saída e volto no fim da noite.

Abraço cordial.

lula eurico disse...

Lion, melhor vc me add, pq tem vários nomes no teu perfil. Tirando o Éverton, que já tenho add, não sei ´qual é vc. rsrsrs
Meu email é: eu_lirico@hotmail.com
Pode me add.

Abraço cordial e fraterno.

Luis Eustáquio Soares disse...

salve, eurico, que a quântica antropofágica alegria seja a nossa prova dos nove, diante a encruzilhada deste instante...
saudações
luis de la mancha

lula eurico disse...

Oi, Luís,
que venha o instante e a encruzilhada...
e, nelas, que venha a vida e a alegria!

Abraço fraterno.

Paula disse...

Gente, como essa música é linda! Meu amigo Eurico! Obrigada pelos seus comentários sempre tão atenciosos e carinhosos no Palavrosa! Sabe que eu fiz recentemente uma oficina de roteiro e me apaixonei? Já tenho 2 prontos, mas por enquanto, são apenas planos. Tb estou com um projeto de um livro sobre maracatu para o ano q vem. mas to com problema de tempo pras pesquisas. Enfim, ando tão cheia de idéias... heheheh Abração!

lula eurico disse...

P!
vc pode nos ajudar fazendo um capítulo sobre o Almirante no seu livro. Já tenho esboço da história e encontrei o estandarte do Cruzeiro do Forte, datado de 1929, num museu improvisado na UFRPE, sob os cuidados do meu amigo Rodrigues, um abnegado multi-artista. Bem o Almirante é dissidência do Cruzeiro e pretendo saber pq houve essa separação.
Vamos precisar de ajuda. O Teté luta sózinho, naquela Nação.

Abraço fra/terno, extensivo ao Bruno.

Luna Gandra disse...

Nossa que lindo, poeta! Adorei mesmo. É sempre bom ver que alguém ainda tem esperanças e faz a sua parte.

Éverton Vidal Azevedo disse...

Fantástico o texto amigo Eurico. É um advento, a vinda da mulher que já veio, e que sempre estave aqui luzindo. Parabéns.

lula eurico disse...

Grato, Luna.
Seja bem-vinda, o poema tb é teu.

Abraço cordial.

lula eurico disse...

Éverton,
fico grato pelas tuas palavras, sempre tão generosas comigo. Feliz por saber que o texto está cumprindo a sua missão: a compreensão do papel da mulher no planeta, nesse momento histórico, depois de tudo o que ela já passou, e ainda passa. Eis o tempo de estar atento ao que ela diz e faz. Eis o tempo do carinho materno e da atitude feminina diante do planeta.

Abraço cordial.

Max Coutinho disse...

Lula,

Obrigada por esta homenagem às Feminae e sua prole feminina! :D

O poema é divino; é de nos catapultar ao Éden e amei como começaste por citar Génesis (a génese do mundo)!

Viva a vida, vivam as mulheres!

Um abraço

Unknown disse...

Que homenagem delicada,suave,feminina...
Se a intenção era captar a essência feminina, conseguiste.
E a música é maravilhosa!
Muito bom gosto como sempre, beijos

lula eurico disse...

Jeanne,
vc é muito generosa comigo.
Ah, tenho aprendido muita coisa lendo os teus blogues. Gosto da maneira como vc vê a existência humana.

Abraço fra/terno e muita paz!

Dauri Batisti disse...

O mundo ainda anda ab surdo. Dentre poucas possibilidades a poesia é uma delas e este caminho voc~e faz e ensina a fzer.

É sempre bom passar por aqui.

Abraço forte.

lula eurico disse...

Meu irmão, Dauri. Bom te ver por aqui. Ando meio sumido. Mas vou dar uma passadinha, hj ainda, lá no Essa Palavra.

Grato pelos elogios. Vc sabe que eu sou um amador e um aprendiz. rsrsrs Talvez até um aprendiz de amador, no sentido de aprender a amar.

Abraço fraterno.

Vinicius disse...

boa tarde amigo.andei meio sumido mas estou de volta.
que beleza o feminino nâo é?
essas mulheres lindas que nos encantam e deixam-nos apaixonados, homens ou jovens..
e além das belezas e encantos e doçuras, tem o dom maior de gerar vidas,há essas mulheres sâo maravilhosas...
amigo parabéns pelo belo poema..como sempre...
Um forte abraço e um ótimo fim de semana.

Vinicius disse...

boa tarde amigo.andei meio sumido mas estou de volta.
que beleza o feminino nâo é?
essas mulheres lindas que nos encantam e deixam-nos apaixonados, homens ou jovens..
e além das belezas e encantos e doçuras, tem o dom maior de gerar vidas,há essas mulheres sâo maravilhosas...
amigo parabéns pelo belo poema..como sempre...
Um forte abraço e um ótimo fim de semana.

lula eurico disse...

Pra vc tb, Vinicius.
Grato.

Jens disse...

Sumido, poeta?

Unknown disse...

Olá, o blog http://conscienciaevida.blogspot.com completou 100.000 acessos.
Estou esperando tua visita para comemorarmos juntos.
Beijos :)

lula eurico disse...

Jens, amigo velho,
uma parte de mim está passando por umas reformas, rsrsrs, e quando se mexe na estrutura de uma casa velha, vão aparecendo sempre mais coisinhas pra fazer. Reforma exterior e interior. Imagina! kkkkkkk

Mas estou ainda firme e pra cima com a viga!

Abraço fraterno.

Anônimo disse...

"Luiza..."
Um nome onde cabe tanto das mulheres também com outros batismos.
Cabem todas as que dão à luz, e há tantas formas de fazê-lo - e isso é, claro, uma experiência quântica.
Sempre pensei: Luzia devia ser nome de estrela. Mas sempre adotamos a nossa... a minha, nome de índia - Iracema -, é também minha Luiza, minha mainha.
Eurico, tua poesia emociona, porque toca sempre onde não é palpável, apenas sentido.

É um crescimento estar por aqui e ler-te.
Desejo-te uma excelente recuperação, um bom repouso, e tenho de dizer: não te preocupes em passar pelo meu blog. Sinta-te sempre muito à vontade.
Álém do mais, não escrevo para apreciações literárias, sou só uma admiradora da literatura que gosta de rabiscar de vez em quando, qual quando era menina com um "toco" de giz na mão. (Verdade que o giz ainda uso na profissão...)

Abraço fra[terno] retribuído.

Katyuscia.

lula eurico disse...

Bem-vinda, Katyuscia,
tb rabisco com giz, com carvão, e com o pensamento... somos assemelhados nisso: nos rabiscos.

Muita paz!