Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

quarta-feira, setembro 02, 2009

Scriptorium (ou PNL à Schopenhauer)




















Agora estou duplo:
Quem eu era antes, está em epoquê,
Posto que não suportava as dores da vida.
Esse outro eu, que ora está no comando,
nem parece mais comigo.
Nunca fui tão apo(r)ético.
Os versos me saem feito notas de escritório.
Ponho-me excessivamente adulto.
Pareço mais um programador neurolingüistico
a controlar essa impertinente imaginação das dores futuras.

Administrador de mim.
Ando a administrar cada segundo
da vida biológica,
com microscópios nesses olhos, embora pressurosos.

Executivo de mim mesmo.
Planejo a vida biográfica
como quem grafa coordenadas de dois eixos:

Um deles é a abscissa do tempo...
Tudo agora é pra ontem.
Estou urgente!

O outro é a fuga schopenhaueriana da dor.
Essa dor que, graças aos céus,
está se restringindo a um improvável amanhã...




Fonte da imagem:
Scriptorium
Foto - Mikel Arrizabalaga

13 comentários:

Dauri Batisti disse...

Sem palavras.

Bem que eu gostaria de ter umas poucas.

Não palavras que se diz por dizer. Mas umas palavras-artes, aquelas que elevariam os sentidos, a inteligência e a mente para a contemplação da beleza de todo e qualquer minuto.

Mas você sabe de artes. Sabe e mostra que sabe exatamente nesta hora, o scriptorium.

PARABÉNS.

Abraço forte.

Anônimo disse...

Desculpa Eurico,
não vou fazer comentario sobre seu poema e sim sobre a musica de bordo de Villa Lobos.
Este ano o festival de corais de Bh vai homenagear o grande compositor brasileiro. O coral da FCDA*, do qual eu participo, vai apresentar algumas obras do compositor. Eu e minha amiga Rosária vamos fazer o solo na música Estrela é lua nova.
O festival vai ser realizado na última semana de setembro.
Não é legal?!
Bjs.

*Fundação Carlos Drummond de Andrade

Jens disse...

"Essa dor que, graças aos céus,
está se restringindo a um improvável amanhã..."
Bonito isto, camarada Eurico. Ou devo parabenizar o novo administrador?

Um abraço.

PS: Cozinhamos o galo mineiro: 3 X 0. O Inter segue de vento em popa.

lula eurico disse...

O Inter, para quem como eu adora o esporte bretão, que viu o carrosel holandês e as duas seleções do Telê, e a famosa escola em que o maestro era o Ademir da Guia; bem, o Inter é uma seleção que faz jus ao seu nome. E com esses caras "voando" em campo, basta escrever que teremos um novo campeão do mundo. O Brasileiro é só treino. rsrsrs

Ah, o novo administrador está "pra cima com a viga", e afinal descolou um poema!
Grato.

Abraço fraterno.

lula eurico disse...

Dauri, amigo irmão. Grato pelas palavras. A vida continua. E estou na luta renhida, viver é lutar!

Abraço fraterno.

lula eurico disse...

Fátima,
que maravilha. Aqui tb nos apresentamos com o bloco lírico no Conservatório de Artes da Várzea. Foi lindo e se pode ver no FloresdoCapibaribe.blogspot.com.

Abraço fra/terno.

Regina Coeli Carvalho disse...

E os dois se fundem e o resultado é fantástico!
Abraços.

lula eurico disse...

Grato Rainha do Céu, que belo nome é o teu.
VC é muito perspicaz. O outro "Eu" está nas entrelinhas, e, até mesmo, em algumas linhas.

Abraço fra/terno.

Bia disse...

Querido erico!

FANTÁSTICO!
Mas como vc escreve bem!
Amei cada palavra que colocou aqui!
Affffffffff....estou até sem ar!

E com saudades suas e de suas visitas lá em meu cantinho....tem algo lá que vai gostar muito....neste momento...sobre "SER INTEIRO"...

beijos com amor e lindo feriado!

Biazinha

Sueli Maia (Mai) disse...

Oi, amigo.

O Líder de si mesmo.
TU És!
Brindo teu renascimento, amigo.

Beijos,

lula eurico disse...

Oi, amiga Mai.
A luta continua!
Eurico, unido, jamais será vencido!!!rsrsrs

Mas a vitória deve servir pra servir. E nisso já começo a ser vitorioso: sou serviçal da Vida, onde quer que ela precise de mim.

Abraço fra/terno.

Rejane Martins disse...

Oi Eurico,
A gente passa por tuas páginas e, além de ver/sentir manifestações artísticas grandiosas - como se isso não bastasse - a gente ainda esbarra com um sujeito ENOOORME, vê só o que foi essa tua resposta para a Mai. Eu agradeço tua companhia por aqui.

lula eurico disse...

Rejane,
vindo de vc esse elogio, logo de vc que serve tão amorosa e desinteressadamente ao seu povo...
Ah, Rejane, bondade tua.

Preciso servir mais.

Abç fra/terno.