Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

domingo, setembro 06, 2009

Poema da Relatividade Geral





















De que adianta eu ser eu
Em relação a mim mesmo?
Quero ser eu pras pessoas
- um referencial externo-
Quero ser eu nas pessoas
Relatividade geral.

Quero evolver na poesia
Einsteiniana poesia-moderna
Fra/terna
Quadridimensional.

Não sou espaço
Nem tempo
Espaço e tempo eu invento
No meu ser intemporal

Quantos fótons emitia
No espaço das entrelinhas
Um Castro Alves astral?

Também quantuns de energia
Saem de mim, melodia
Ondulatória, indefinida, orbital
E a mim me espalham nas ruas
Na plenitude dos outros...
Inteiro o ser que não sei

De que adianta eu ser eu,
Com meus sentidos falíveis
A perceber ilusões?
Eu não vou mais ao cinema –
nem ontem, nem já, nem quando.
Eu vou ser eu nas pessoas
Doar-me toda poesia, acelerar-me na luz.
Este é o segredo do Sol!




Eurico
17junho1989


Poema apresentado em Seminário sobre Castro Alves
Local: Faculdade de Filosofia do Recife
Disciplina: Introdução aos Estudos Literários
Titular: Profa. Inês Fornari
Equipe: Aldenice, Celina, Eurico, Marcus, Monica e Umbelino























Para ver os créditos dos sítios de origem, clique nas imagens.

26 comentários:

Jacinta Dantas disse...

O bonito do "poemar" é que o poema é sempre atual. E, por aqui, a gente se atualiza nos versos de 1989. Puro encanto.
Um abraço

Dauri Batisti disse...

QUE COISA LINDA!!!

lula eurico disse...

Grato, Jacinta. De vc só espero esse afago.

lula eurico disse...

Grato, Dauri.
Vcs não sabem quão bom é amanhecer com vcs por perto.

Valdeir Almeida disse...

Eurico,

Sua poesia expressa altruísmo.

Altruísmo não é um simples sentimento, é uma prática. Creio que você expressa isso ao escrever, por exemplo, "De que adianta eu ser eu
Em relação a mim mesmo?
Quero ser eu pras pessoas",

Essa é a "relatividade geral". Não ser absolutamente "EU". Dividir o que eu sou com os outros. E, de fato, só sou eu nas pessoas e não apenas em mim mesmo.

Abraços e apareça.

lula eurico disse...

Abraço, Valdeir.
Vou já lá.

Canto da Boca disse...

E é um querer que é completamente possível, porque o ser humano é todo possibilidades...
Saudades é o que me alimenta e me corrói concomitantemente, vizinho, sou um ser transversalmente tomado por esse sentimento...

...Inclusive do filminho que acabou de me passar pela memória, de coisas que eu jamais viverei outras vezes, bastou ver ali o nome da dona Inês e o choro já aqui se fez. Às vezes eu desperto "brigando" com meu mestre, como se ele fosse o responsável por ter ido antes do tempo (ao menos é assim do ponto de vista racional), e me cubro de egoísmos, porque as dúvidas todas que eu tenho agora, ele saberia dirimi-las, o João organizava como ninguém os meus devaneios.

Beijo, vizinho.

lula eurico disse...

VC onheceu o João? O marido dela? Ah, menina, estive com ela no Acorda Povo, da Várzea. Ela é uma das re-fundadoras do brincante, e ainda trouxe o quentão gaúcho pra animar o sangue. rsrsrs
Creio que postei algo em junho sobre a festa. Adoro aquela mestra e temos uma grande empatia. Ela sempre me puxa as orelhas por não ter concluído o curso... mas essa é outra história rsrsrs

Abraço fra/terno.

Canto da Boca disse...

Eu trabalhava com o Joao no NUPEP, ele foi o grande, senão o maior responsável (na parte humana), por este meu momento agora, ele foi quem me referenciou para concorrer ao curso que estou fazendo, ele sempre será o meu mestre, porque ainda q a matéria dele nao esteja mais entre nós, a outra sua parte material, está: suas idéias, tenho todos os livros dele, são minhas bíblias referenciais, inclusive o caminho que escolhi percorrer é aportado pela sua perspectiva de ressocialização.
Sim, eu tive e tenho esse privilégio...
Aliás, ele tem uma infinidade de discípulos espalhados por esse mundao de meu Deus, meus deuses e deusas....
Abraço aí, vizinho...

OLHAR CIDADÃO disse...

Eurico

BOM DIA

Vinte anos depois. O poema continua lindo e atual.

Parabéns pela belíssimo trabalho

Um fraterno abraço

Sueli Maia (Mai) disse...

Esse é meu amigo de infância. Infância eterna onde se escolhe - do invisível - a quem se quer bem.
E não estava enganada.
Que bom ter te reencontrado.

Eurico, isto é amor e partilha, amigo.
Lindo, Lindo!!!
Abraços,

lula eurico disse...

Boca, somos todos admiradores dele e de suas idéias. Bebemos também nas idéias e ideais do Paulo Freire. E estamos junto com a Inês nos brincantes e encontros poéticos, dos quais, de certa forma ela é a mentora!

Abraço fra/terno.

lula eurico disse...

007Bondblog, bom te ver. Bom dia. Creio que hoje ainda apareço no Bonde.
É que hoje tem festança no maracatu e eu não perco por nada!!!

Abraço fraterno.

lula eurico disse...

Mai,
essas coisas do invisível são assim. Se vieres a Recife vamos nos tornar amigos visíveis, afinal kkkkkkkkk Tem uma festança do Bloco Lírico da Várzea, dia 13, domingo. Vamos lá?

Hoje é o niver do maracatu e estou de saída. Kelly vai me levar, não estou dirigindo.

Abraço fra/terno.

Ilaine disse...

Eurico!
Neste poema tão lindo.... Te sinto poesia. Poesia em sua plenitude, em cada palavra, em cada sopro, em cada verso. Versos intemporais.

Abraço

Paula disse...

Amigo! Eu tava la na festinha sim, era eu mesma! hehehhe Depois Teté me disse quem vc era, mas vc ja tinha ido embora. Mas, sabe, O Almirante já fez festas melhores. Hj tem Terça Negra, né? Acho que estarei por lá também. Abração!

lula eurico disse...

Puxa, vcs formam um belo casal. E eu vi o site do maracatu de vcs: que coisa linda! Queremos conhecer, eu e a Kelly, minha companheira. Eu tb perguntei a Teté pelo Bruno, pois ele era magrinho e eu achei algo familiar em vc rsrsrs Fiquei timido de chegar e falar e pq tb estou me recuperando de uma cirurgia.
Ah, a festa foi só farra.
Ano que vem se eu estiver coordenando o Ponto de Cultura, teremos um evento organizado. Bebida só depois das apresentações rsrsrs
Abraço fra/terno.

Sueli Maia (Mai) disse...

Dá-me notícias amigo.
Isso mesmo vai dançar.
E espantar com música e dança os males.


Carinho,

Dauri Batisti disse...

Eurico,

senti no teu comentário de hoje no ESSAPALAVRA uma rebeldia tão bonita... Aquela rebeldia que muitas vezes esquemos de levantar, ou preferimos assim. Bem, vim aqui só pra dizer isso.

Um abraço forte.

Dauri Batisti disse...

Ainda estou por aqui. Parado. Ouço sua música de bordo.

Boa noite!

lula eurico disse...

Amiga, Mai,
a dança negra, a luta, a capoeira... lembro do Roberto Freire, o da Somaterapia, li muito sobre isso na década de 80/90... rsrs Mas ainda não estou podendo dançar. Quando posso, é um pula-pula que só vendo kkk
Adoro o côco de roda!

Bia disse...

Querido Eurico...

Estou sentada em silêncio sentindo cada uma de suas palavras...

que magnífico...

Um beijo com meu amor...

Bia

lula eurico disse...

Amigo Dauri, sempre fui rebelde, mas nunca precisei tanto de rebeldia quanto agora rsrsrs Vou lá reler o comentário.
Saiba que estou feliz por sentir os meus amigos por aqui por perto. Isso me põe pra cima, na luta! rsrsrs Estou de bom ânimo!

lula eurico disse...

Bia,
grato, profundamente grato.

Abs fraternos.

Andreia Alves disse...

Eurico querido que lindo e profundo!
Você tranborda sentimentos em palavras, amo isto!
As imagens estão divinas em perfeita harmonia com teu texto.
Beijos meu querido amigo, tenha uma linda noite...

lula eurico disse...

Andreia,
como é bom ter amigos por esses brasis tão díspares. E como é milagroso sermos um só país!
Uma linda noite pra vc que já faz parte dela, com essa beleza interior e generosidade que passas.

Muita paz!