Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

quarta-feira, setembro 23, 2009

Não se compram amigos no shopping!






















imagem google



Há momentos em que os amigos, inclusive os virtuais, a família, os vizinhos, todos ganham nova dimensão em nossas vidas. Hoje, invade-me uma especial ternura por todos os que me mandam emails, que me telefonam, que comentam no meu blogue. Não lhes mandei mensagem no dia 20 de julho, mas tudo tem a sua hora. Brindo a vida e a afeição fraterna de todos os meus amigos e amigas, postando esse diálogo delicioso, que abaixo transcrevo, de um livro em que uma criança eterna nos dá lições... eternas:

(Obs.: os que torcerem os narizes de adulto para esse livro hão de virar... cogumelos kkkkk)






















- Quem és tu? perguntou o principezinho. Tu és bem bonita...
- Sou uma raposa, disse a raposa
- Vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda.
- Ah! desculpa, disse o principezinho.
Após uma reflexão, acrescentou:
- Que quer dizer "cativar"?
- Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?
- Procuro os homens, disse o principezinho - Que quer dizer "cativar"?
- Os homens, disse a raposa, têm fuzis e caçam. É bem incômodo! Criam galinhas também. É a única coisa interessante que eles fazem
- Tu procuras galinhas?
- Não, disse o principezinho. Eu procuro amigos. Que quer dizer "cativar"?
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços.
- Criar laços?
-Exatamente, disse a raposa. Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás o único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...
-Começo a compreender, disse o principezinho.
-Existe uma flor. . . eu creio que ela me cativou ...
-É possível, disse a raposa. Vê-se tanta coisa na Terra ...
- Oh! não foi na Terra, disse o principezinho.
A raposa pareceu intrigada:
- Num outro planeta?
- Sim.
- Há caçadores nesse planeta?
- Não.
- Que bom ! E galinhas?
- Também não.
- Nada é perfeito, suspirou a raposa.

Mas a raposa voltou à sua idéia.
- Minha vida é monótona. Eu caço as galinhas e os homens me caçam. Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem também. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei o barulho de teus passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem fugir para debaixo da terra.
O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música. E depois, olha longe, os campos de trigo?
Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me dizem coisa alguma. E isso é triste Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo ...
A raposa calou-se e considerou por muito tempo o príncipe:
- Por favor... cativa-me disse ela.
- Bem quisera, disse o principezinho, mas eu não tenho muito tempo. Tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer.
- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos, Se tu queres um cativa-me!
-Que é preciso fazer? perguntou o principezinho.
-É preciso ser paciente, respondeu a raposa. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, cada dia, te sentarás mais perto ...
No dia seguinte o principezinho voltou.
- Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a raposa. Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca há hora de preparar o coração ... É preciso ritos.
- Que é um rito? perguntou o principezinho.
- É uma coisa muito esquecida também, disse a raposa, É o que faz com que um dia seja diferente dos outros dias; uma hora, das outras horas. Os meus caçadores, por exemplo, possuem um rito. Dançam na quinta-feira com as moças da aldeia. A quinta feira então é o dia maravilhoso!



Saint-Exupèry

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@


Fonte do texto:
Meu olhar sobre o mundo e as coisas


@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

16 comentários:

Sueli Maia (Mai) disse...

Mesmo os cogumelos, também precisam de amigos.
Eu gosto de muitas coisas do Exuperry e gosto de ti, de rosas, raposas, trigueiros e baobás...
E gosto do pensamento mágico infantil.
E gosto de amigos, e-migos, amigo.

Abraços,

Anônimo disse...

Muito lindo Eurico!
Eu não tenho medo nenhum de virar cogumelo, amo este livro!
Bjs.

Unknown disse...

Acho que o tempo de achar este livro brega já passou, melhor, nem deveria ter existido.
Cativar e ser cativado é muito bom, tu me catisvaste faz muito tempo...
Beijos

lula eurico disse...

Mai, Fatima, Jeanne,

minhas queridas amigas, assim vcs me deixam todo prosa. rsrsrs
Vcs tb me cativaram...

Abraço fra/terno.

Max Coutinho disse...

Oi Lula :D!

Também prezo muito os meus amigos virtuais (se bem que para mim é tudo igual: virtual ou não).

Amei este trecho do Principezinho de Saint-Exupèry (um dos meus livros favoritos), e claro...somos responsáveis por todos aqueles que cativamos (tendo isso em mente, damos mais valor aos amigos)!

Espero que esteja tudo bem contigo :D!

Um abraço

lula eurico disse...

Oi, Max,
acabo de voltar de Goa... gostei do que vi por lá rsrsrs

E estou bem melhor da saúde!
Obrigado.

Abraço fra/terno.

Valdeir Almeida disse...

Eurico,

Eu sou simplesmente APAIXONADO pelo Pequeno Príncipe. Li o livro mais de 10 vezes e lerei mais ainda.

Exupèry extrai do Pequeno Príncipe a essência da amizade.

Os amigos são importantíssimos. Não sei o que seria da minha vida sem eles.

Abraços.

Valdeir Almeida disse...

Eurico,
Meu blog está promovendo a blogagem coletiva "Professores do Brasil".

Ficaria muito feliz se você pudesse participar. Desde já lhe agradeço. Abraços.

Unknown disse...

Estou te ofertando o selo Este blog é um sonho! lá no blog.
Podes ficar livre para aceitar ou não.
Beijos :)

lula eurico disse...

Claro que aceito, Jeanne! rsrsrs Quem não gosta de mimos?
rsrs

lula eurico disse...

Valdeir,
está aceito o convite.
Farei a postagem coletiva no blogue Cultura Solidária!

Valdeir Almeida disse...

Eurico,

Estou muito agradecido.

E justamente quando o seu post faz menção à amizade.

Mais uma vez, obrigado.

Ilaine disse...

Querido amigo!

Tu me cativaste... Agora minha vida já não é mais monótona. "Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e descobrirei o preço da felicidade!" Estou feliz, porque sei que vens!Beijo!

lula eurico disse...

Ah, amiga Ilaine,
nada é melhor do que a amizade...

Abraço fra/terno.

Éverton Vidal Azevedo disse...

Um livro maravilhoso, com certeza.

E eu é que agradeço pela amizade. Você está sempre nas minhas oraçoes.

Abraço.

lula eurico disse...

Éverton,
tuas orações estão sendo ouvidas. Cada dia tenho mais notícias boas vinda dos médicos. Alvíssaras!
Estou bem. Nada sinto. E tudo vai ficar bem.
Ah, a amizade, como diz a Mai, os e-migos rsrsrs A tua tb me é muito cara, muito valiosa.

Abraço fraterno.