Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

terça-feira, setembro 01, 2009

Gato que brincas na rua...
















Gato que brincas na rua
Como se fosse na cama,
Invejo a sorte que é tua
Porque nem sorte se chama.

Bom servo das leis fatais
Que regem pedras e gentes,
Que tens instintos gerais
E sentes só o que sentes.

És feliz porque és assim,
Todo o nada que és é teu.
Eu vejo-me e estou sem mim,
Conheço-me e não sou eu.

Fernando Pessoa
1931



Img do gato na rua:
http://gato.misura.org/fotos/gato-janela-royaloak.jpg

11 comentários:

Jens disse...

Salve, camarada Eurico.
Por vezes compartilho da inveja do poeta e, na seara dos anseios irrealizáveis, acalento a idéia de ser um animal irracional (um cachorro, preferencialmente) e viver guiado unicamente pelo instinto, livre da angústia de ser, estar e saber para onde ir. Tudo seria tão mais fácil...

Um abraço.

Anônimo disse...

Ah Fernando Pessoa!
Sempre tão bom ler!
Bjs.

Paula disse...

Fernando Pessoa é classe!!!! E a foto tá linda!!!
Abraço!!

lula eurico disse...

Camarada Jens, depois de celebrar a formatura da tua jornalista, o que me dizes da retumbante vitória sobre o Goiás. É o melhor elenco do Brasil. E, pq gosto do bom futebol, torço pelo teu colorado!

lula eurico disse...

Fátima, bom te ver. Com vão as Gerais!!!

Dá abraço em todos e na tua sogra que conhece minha irmã!

lula eurico disse...

P! Dia 07 de setembro celebraremos o niver do Almirante. Mas não sei como vou te identificar. rsrsrs

Sueli Maia (Mai) disse...

Amigo, existem os gatos e os gatos...
E observar a vida dos gatos deve servir para algo na hora de multiplicá-las por sete.
Dribles à morte e os gatos caem das alturas e caem de pé...

Sabe, Gostei desse gato.
Não aprecio gatos, os acho arredios demasiado mas lembrando de ti, passei a gostar dos gatos e viva as sete vidas dos bichos.
Quero aprender com os gatos. Queres?
Me ensina depois.

Carinho, amigo.
Fica bem, sê um gato, no pulo do gato.
Quem disse que eu viajo?
Quem , eu?

Andreia Alves disse...

Oi Eurico querido! Podes deixar que não vou rir por ser um blogueiro a moda antiga!
Olha só o meme é o seguinte, você escolhe o título que achar melhor, as perguntas podes colar e as respostas é claro são suas, afinal esta é nossa curiosidade!
Tens que dizer o blog que te enviou o meme e indicar outros cinco de sua preferência. Viu como é simples!!!
Ah! Fernando Pessoa é tudo de bom, eu amo...
Beijos carinhosos companheiro!!!

Mateus Araujo disse...

Brincar não é pra qualquer um. Ser criança para sempre.
Fernando Pessoa é o que rola.
hsuahshausah
Abraçoo

Érica disse...

Olha, eu falei com minha mãe sobre família da gente na Vila dos Bancários e ela disse que não tinha certeza, mas poderia ser meu avô, Diógenes Paes Barreto Colaço, não sei. Mas essa família é grande, de vez em quando me deparo com um rssrs...
Beijos

A música é fantástica, adoro Caetano!

Ilaine disse...

Eurico!

Que delícia de poema.
Muito bom de se ler. Tão ritmado, tão cheio de rimas. Pessoa.
Escolha acertada, meu amigo!

Um carinho daqui
Beijo