Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

terça-feira, agosto 25, 2009

Canto 1º, Soneto XXVI


















XXVI



Qualquer seja a chuva desses campos
devemos esperar pelos estios;
e ao chegar os serões e os fiéis enganos
amar os sonhos que restarem frios

Porém se não surgir o que sonhamos
e os ninhos imortais forem vazios,
há de haver pelo menos por ali
os pássaros que nós idealizamos.

Feliz de quem com cânticos se esconde
e julga tê-los em seus próprios bicos,
e ao bico alheio em cânticos responde.

E vendo em torno as mais terríveis cenas,
possa mirar-se as asas depenadas
e contentar-se com as secretas penas.

Jorge de Lima

Fonte do texto:

Invenção de Orfeu, 1º Canto, p. 47



Fonte da imagem:

Deslimites do Ser (visitem esse blogue, vale a pena!)

23 comentários:

Dauri Batisti disse...

Então, amigo, como andas te sentindo? Estás melhor? Com certeza!

Linda a postagem anterior. Coisa bem trabalhada, palavras, coisas transformadas: arte.

Saúde sempre.

Um abraço.

lula eurico disse...

Dauri,
Estou ótimo, amigo. Já voltei a dirigir o carro e a vida! rsrsrs

Tenho ido lá no Essa Palavra, a ler os teus "issos" que já somam quase 500, né.

Parabéns.
E abraço9 fra/terno.

Jens disse...

Salve, camarada Eurico.
Bom saber que estás bem e, além disso, desfrutando da companhia poética de Jorge de Lima. Boa poesia faz bem pra saúde.

Um abraço.

lula eurico disse...

Jens, amigo,
camarada é uma bela palavra, lembra os românticos tempos de aguerridos embates ideológicos. rsrsrs Que saudade! Os novos tempos não fazem jus ao sangue derramado por tantos camradas sonhadores. Que pena!rs

Sim, sim amigo, estou ótimo! E já a cometer novas travessuras. Parabenizo-te, ainda, pela nova jornalista, que tem como grande referência, pelo menos pra mim, ser tua filha. Basta ter a tua verve inteligente, bem humorada, e temperada com tua elegante ironia, e estará pronta para o ofício. É preciso ter bom humor para informar, num tempo em que os atores políticos produzem uma tragicômica e repetitiva cena: a mesma pizza, e os mesmos e velhos pizzaiolos.

Abraço fraterno.

Paula disse...

Palmas!!!!

Abraço!

lula eurico disse...

Oh, amiga P!, estou curioso em conhecer vc e seu marido. Dia 07 de setembro estaremos no Maracatu Almirante. Cê sabia que o nosso Almirante foi elevado à 1ª categoria? A Prefeitura resolveu dar também esse prêmio ao 2º lugar do ano passado. E aí, subimos!!! Agora é passar para a categoria especial. Para isso espero a colaboração na idealização do carnaval. Não basta desfilar. Precisamos voltar às raízes e mostrar porque somos maracatu-nação!

Abraçamigo.

Andreia Alves disse...

Olá Eurico! Que belo este soneto!
Como gosto de passar por aqui, teu cantinho é tão encantador!
Beijinhos doces para ti...

Érica disse...

Devemos esperar pelo estios e deixar que o sol esquente os sonhos molhados e deixe brotar flores no mangue...
Eu espero que a chuva passe, sou paciente. rsrrs
Muito bonito o poema.
Beijos

Max Coutinho disse...

Oi Lula,

Está melhor? Espero que esteja a recuperar bem :).

Gostei deste soneto; embora pareça haver uma quebra de ritmo na segunda quadra...mas enfim, os estilos são individuais (também é verdade).

O poema é uma beleza sofrida incrível...

Um abraço

Regina Coeli Carvalho disse...

Olá Eurico
Saudades de passar pelo seu "cantinho".
Estive um mes em Portugal e agora colocando as leituras em dia.
Carinhoso abraço.

Sueli Maia (Mai) disse...

Oi, amigo,
Você é tão lindo!
Que texto maravilhoso e viste?
Tanto as chuvas quanto os estios são bons.

Chove lá fora e aqui, faz frio, também.
Abraçamigo.

lula eurico disse...

Deixa eu responder:

Andreia,
grato por vc gostar daqui. Tb gosto dos teus Devaneios. E apoio integralmente a Carta.

Érica Colaço,
será que meu conhecido é teu avô. Eu servi ao Exército, faz um tempão, com um Colaço, sub-tenente. Será? Era gente fina, o Colaço, e um mecanico de tanques de guerra de mão cheia.

Max,
Estou ótimo, e já li sobre o Brasil no teu Etnias. Está perfeito o teu texto.

Regina do Céu,
seja bem vinda à terrinha. Gosto do jeito "pra cima" de teus blogues.

E, Mai, minha amiga das peraltices da infância,
ser teu amigo só me faz bem!

Abraço fra/terno em todas vcs!

Anônimo disse...

Que bom saber que está tudo bem com vc.
Gostei muito do poema e gostei mais ainda da sua visita lá em casa.
Bjs.

Elcio Tuiribepi disse...

OLá Eurico...pelo que pude observar nos coments está bem e dirigindo a vida como nunca...ótima escolha do poema e das estradas que o permite viajar sem medo, em direção a vida plena...bom saber que está bem...
Um abraço na alma...bom fim de semana...

A felicidade ronda a alma
Alegre e solidária
A espera de nosso convite

Você já a convidou e ela está em ti...valeuuuuu

Ilaine disse...

Eurico!

Que lindo este poema, e triste, um pouco. Pois, que haja chuva... os estios também virão.

Amigo, tenha um bom final de semana.
Abraço com carinho

Jacinta Dantas disse...

Oi meu amigo declarado.
Estou por aqui, saboreando o que deixas escapar de teu gosto poético. Continuo na torcida. Saúde faz bem, sempre.
Um abraço

lula eurico disse...

Graças a Deus, Jaci, a saúde voltou e estou voltando devagar a postar.

Logo chego por lá, para reflorescer!

Bia disse...

Querido amigo...

Que bom saber que está melhor!

SAÚDE para você!!!...SEMPRE!

Lindo início de semana para voc~e!

Beijos com a mor!

Biazinha

lula eurico disse...

Oi, Bia! Grato pelas palavras e pela visitas aqui e no Cultura Soliária!

Abraço fra/terno!

Andreia Alves disse...

Oi querido! Passando para desejar um lindo dia e te dizer que tem um meme para você lá no meu blog, não sei se gosta destas coisas, mas me lembrei com todo carinho de você!
Beijos meu anjo...

lula eurico disse...

Tá me chamando de velho, né, Dona Andreia kkkkkkkkkkkk Mas irei até lá ver o meme. Até pra me atualizar sobre as coisas daqui; é um selinho é? rsrsrsrs Acho que tou véi mesmo!

Mateus Araujo disse...

Como pode ser tão lindo!?!?!

AH, a poesia...

Rejane Martins disse...

Eu venho por aqui e gosto do que leio. Aqui, além de ler o Eurico e suas escolhas, tenho chance de conhecer o Canto de Jorge de Lima... tão dentro quanto secretas penas, tão bonito e necessário!
Deixo-te um agradecimento e um abraço, Eurico.