Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

terça-feira, agosto 18, 2009

Alcácer-quibir revisitada


















Uma monocromia armorial
dedicada a Dom Ariano Villar Suassuna



Vermelhidões no poente,
céu sangüíneo, incandescente.
Da porfia oiço o alarido:

Rezas,
.......rajadas,
...............rugidos.

sonho um sonho mal dormido:
de morte, em luta renhida,
foi Dom Sebastião malferido?

Feito de sonho é o que vejo:
estranhos carros de fogo
cruzam os céus sertanejos.
Ungem de luz a caatinga
Essas flamejantes bigas.
Vermelhidões no poente:
Seriam sarças ardentes?

Nos sertões os céus tão rubros:
sangue na chã de Canudos?

Ao longe oiço estampidos:
raios,
......trovões
............. e gemidos...

Vermelhidões no poente
rumores de gado e gente
clamor do sangue inocente:
hereges sangrando os crentes?

sonho um sonho mal dormido:
de morte,( ouço o rugido)
foi o Prinspe atingido?...

Vermelhidões no poente:
crepúsculo enceguecente,
E, em estranho disco de fogo,
vejo Dom Sebastião soerguido...

Eurico

Fonte do texto:
meu inédito, Ser/tão profundo - Mangue interior,



Fonte imagem:Batalha de Alcácer-quibir

24 comentários:

Zilda Santiago disse...

Muito bom!Parabéns.

lula eurico disse...

Grato, Zilda. Nem pensei nisso, mas estou a fazer uma série de postagens em torno do tema Canudos. Vibrações euclydeanas no Eu-lírico.(rsrs)

Abraço fra/terno.

Memória de Elefante disse...

Belo poema sobre os "sertões"que está ali dentro da gente...."estranhos carros de fogo
cruzam os céus sertanejos".Lindo!
Parabéns!!!

lula eurico disse...

Grato, Memória, (não sei ainda teu nome) rsrs
Obrigado mesmo, por tuas palavras.

Jens disse...

Oi Eurico;.
Depois de Canudos, Alcácer-quibir? Sinto que o poeta está tomado por espíritos bélicos e justiceiros. É um tempo de guerra, um tempo sem sol. Um tempo vermelho.

Um abraço.

lula eurico disse...

Jems, amigo, só vc pra me tirar a sisudez dessa manhã. kkkkkk Sou tão medroso pra brigas, que eu iria tentar negociar com os tais espíritos um possível armísticio. kkkkkk
Mas é que são poemas antigos, que estou reeditando em razão dos 100 anos da morte do Euclydes da Cunha, que admiro pela "descoberta" do sertão nordestino e do homem que lá habita. Apesar de que a ciência de seu tempo, ou parte dela, não o culpo, acreditava em coisas malucas, como examinar o crânio do cabra, pra saber se tinha os traços propensos ao crime. Cortaram a cabeça do Conselheiro, como cortariam a do Lampião. Já pensou se a Medicina Legal de hoje em dia tivesse de cortar cabeças de criminosos para exames... não haveria espaço para tantas cabeças...rsrsrs

BEm, continuo sereno e tranqüilo. Os tempos de luta estudantil já se foram e "meus heróis morreram de overdose" de uísque, mas overdose.
rrsrsrs

Abraço fraterno e parabéns pela filhota jornalista, puxou ao pai!

Éverton Vidal Azevedo disse...

"ver trabalho pronto é ver Deus"

Gostei muito disso. E volto mais tarde com calma, para ler os últimos poemas.

Abraço.

Claudinha ੴ disse...

Eurico, vejo que está totalmente recuperado e fico feliz!

Gostei demais do poema, da imagem que faz a cena saltar diante de nossos olhos, as cores e a ação, bem como o jogo de palavras antigas e , ao mesmo tempo, tão atuais!
Um beijo!

lula eurico disse...

Oi, Éverton. Isso! É uma frase em disco do Taiguara da década de 70.

lula eurico disse...

Claudinha,

estou melhor sim. Mas o exame deu positivo. Devo me submeter a uns tratamentos específicos para debelar as células maluquinhas, de modo que elas não venham a enlouquecer as coleguinhas. rsrsrs Mas estou de bom ânimo.
Tenho muito por fazer, e vou à luta!

Abraço fra/terno.

Paula disse...

Que linda essa imagem do vermelho, o fogo...! Muito vigoroso o poema!

Abraço!

Principe Encantado disse...

Parabéns um belo poema, gostei muito de seu blog e gostaria se podemos ser parceiros em nossos blogs, se sim deixe seu recado em meu mural com seus dados. Te aguardo e sucesso.
Abraços forte

lula eurico disse...

Grato, amigo Príncipe, já estou seguindo o teu blogue.

Abraço fraterno

Ilaine disse...

Adorei o poema, a sua forma , as palavras, as imagens. Intenso.

Abraço, Poeta

Elcio Tuiribepi disse...

OLá amigo, espero que estejas melhor, da ultima vez que aqui passei estava em meio a exames...
Pelo belo e forte poema fica a impressão de que estás melhor, assim espero...Um grande abraço na alma...bom domingo

lula eurico disse...

Élcio,
bom domingo.
O pós-cirúrgico vai indo bem. Tenho feito trelas, como voltar a dirigir o carro. Bem, não sei ficar parado. Participo de 2 grupos culturais e só perco as apresentações se estiver imobilizado... rsrsrs Só respeitei até a retirada dos pontos. Agora é vida quase normal.

Tenho como exemplo o incansável vice-presidente. Eita cabra para resistir às cirurgias. E olhe que a minha foi uma coisinha pequena.rsrsrs

Vida que segue...

Abraço fraterno.
Grato pela visita.

Sueli Maia (Mai) disse...

Lindo, amigo, lindo e hoje as palavras não vieram. Sem palavras hoje.Talvez uma - Força!
E não me venha com
'churumelas' porque hoje eu não vou chover. Meu sangue é O+ e eu sou tua amiga de infância e te gosto e sou braba que só vendo, não te esquece, não te esquece...
beijos, Eurico.
Fica bem, amigo.

lula eurico disse...

Sueli Maia,
só vc pra me fazer dar uma "gaitada" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Meu sangue tb é O+, e vou lutar com toda a FORÇA. rsrsrs

Abraçamigo e afetuoso.

Luis Eustáquio Soares disse...

meu querido eurico, como vc está, poeta? aqui estou, ensanguecendo projeções de telepáticas laicas orações, torcendo pra que saias dessa mais forte, mais poeta, mais revolucionário, brindando-nos com saúdes.
saudações
do amigo
luis de la mancha

lula eurico disse...

Luís, gostei das laicas orações.
Acho até que as melhores orações são as laicas. rsrsrs Estou na luta, meu amigo. Creio que detectei o "inimigo" no começo de suas estratégicas ações, e vou tirá-lo da sua "trincheira" para exterminá-lo. Pode estar certo disso!

Mas quero saber sobre o ecossocialismo e sua opinião a respeito das idéias da Marina Silva, contextualizadas com a conjuntura. Eu quero ouvi-la. O que vc acha, irmão? O movimento ecossocialista precisa ouvir novas vozes.


Abraço fraterno.

Luis Eustáquio Soares disse...

eurico, se marina da silva propõe sair do pt - e já o fez -, por não estar de acordo com o rumo da prosa, por ter consciência agônico-plena das limitações do governo lula, cuja proposta não é mais socialista, se é que foi, e que, por isso mesmo, incapaz de dialogar, resistir e propor alternativas audaciosas, uma vez que o capitalismo -através de sua odisséia, a que chamamos de modernidade - é destruição, porque é essa sua inessência, colonizar, se sobrepor, concentrar, guerrear, querrer, a partir de um modelo civilizatório sob todos os aspectos inviável, e absolutamente em crise, ambiental, social, cultural, epistemológica, psicológica, objetiva, subjetiva, alimentária, energética, e por aí vai... enfim e em começo, se marina da silva percebe esse muro no governo/gestão lula, ela tem todo o direito -e até o dever revolucionário - de sair do pt. agora, sair do pt pra ir pro pv, sob a proteção da rede globo, do psdb e do dem, aí sim, é sair do pt, que ainda tem a equivocada - no entanto circunstancialmente possível, e compreensível - esperança de humanizar o capitalismonão; sair desse pt pra ir pro agregado da ultra-direita psdb-dem, a ultra-direita racista, entreguista e neoliberal, porque o pv não passa hoje de agregado dessa ultra-direita, é demais, não? consciente ou não, marina da silva está sendo cooptada. a saída é mesmo fundarmos um outro partido. pv não representa alternativa aos desafios contemporâneos; não chegando hoje sequer ser uma farsa. daí a necessidade de um outro partido. estou ainda com a proposta do pés, partido do ecossocialismo "de pé"....
saudações,
e melhoras,
que melhorará
luis de la mancha

lula eurico disse...

Concordo contigo quanto ao PV brasileiro, que se tornou legenda de aluguel. Mas falo das idéias da Marina. Precisamos ouvi-la, independente de partido. Até pq se ela saísse candidata pelo PT, poderíamos dizer que teria o apoio do PL do Edir Macedo, e do PMDB, que é a outra face do PSDB, afinal um é dissidência do outro. E o que dizer de um ex-DEM, como o usineiro José Múcio, articulando a política do PT. Por essa mistureba toda, ainda creio que o movimento ecossocialista não deve julgar a Marina a partir dos verdes do Brasil. Os Verdes do resto do planeta voltarão seus olhos para ela. Bem... essa é uma idéia a ser pensada em outro local. Tenho um outro blogue Cultura Solidária, em que trato dessas coisas, Mestre. Tá aí na minha lista, com um depoimentodo Leonardo Boff sobre a Marina. Leia e dialoguemos.

Abraço fraterno.

Éverton Vidal Azevedo disse...

Voltei e li os dois penúltimos poemas do seu livro "Ser/tão profundo - Mangue interior". Pelo teor destes poemas imagino o livro. Gostarei de comprá-lo um dia.

lula eurico disse...

Éverton, se um dia eu publicá-lo, garanto que vc vai receber um exemplar autografado.
Mas, perdi a graça com os livros. Sabe, aos domingos, quando o centro da cidade fica meio que deserto, os donos dos Sebos,ou seja, os buquinistas forram as calçadas da Av. Guararapes de livros, protegidos pelas imponentes marquises dos prédios modernistas, erguidos pelo Estado Novo, o que enfeiou e destruiu parte da Recife velha... Bem, mas tergiverso. Nesses sebos dominicais encontro os livros dos poetas do Recife a R$ 0,50. Sabe, Éverton, creio que vou fazer o Ser/tão Profundo no formato "ebook" e gratuito. Falta-me comprar o programa editor de ebooks. rsrsrs Mas, logo, logo, estarei publicando por aqui. Importa mais a divulgação do conteúdo, do que vender o livro aos sebistas, para ser revendido a R$ 0,50.

Abraço fra/terno.