Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

quarta-feira, junho 24, 2009

Ciranda Cósmica



“Eu quero aproximar o meu cantar vagabundo,
daqueles que velam pela alegria do mundo. “

.............................Caetano Veloso




Há uma fogueira ancestral, no meio da praça!
E dança em círculo,
uma gente jubilosa.

No céu, giram miríades de astros sorridentes.

Deus vela pela alegria do efêmero,
e pela festa ao instante que passa...

Sua Mão cuida das nossas órbitas.
Nele vivemos, nos movemos e existimos...
Nele, o infindável movimento circular
Giremos, pois, nessa ciranda.
Dancemos ao Eterno fluir.

Assim seja sempre!
....
.




###########################



Eurico


24/06/2009


(Ainda energizado pela deliciosa ciranda, de ontem à noite, na Praça da Igreja da Várzea.)


Para ver mais fotos da celebração clique na imagem:



Estarei entre os brincantes, sambando côco, de boina, calça marrom e camisa vermelha, nas cores do santo, ou do orixá, como queiram, sempre forrozando com a minha florzinha do Capibaribe:




Mais fotos da festa, clique aqui: http://floresdocapibaribe.blogspot.com/


###########################

8 comentários:

Éverton Vidal disse...

Eu ando meio vago ultimamente. Ando, acho que doente dos olhos. É uma coisa assim, os textos não saem. E achei interessante você escrever um poema sobre o que viu ontem. Um poema alegre, que fala de Deus. E a citação bíblica, de São Paulo, como se encaixou no todo.

Aquele abraço amigo!

lula eurico disse...

Isso, Éverton, um texto à alegria!
E foi lá no Re-novidades que achei a citação de Podres Poderes.
Quanto aos textos, relaxa. Eu tb sou assim. Qdo a maré fica vazante eu me ocupo das leituras e espero, seguindo o conselho de Drummond : "não apresses o poema."
Espera pacientemente que de repente, algo familiar vai ficar envolto numa auréola rsrsrs e vc volta a escrever.
Pode esperar.

Sueli Maia (Mai) disse...

E eu te diria amem sem supor-me profana... E eu diria-te amem pelo simples fato de poder "aproximar o meu cantar vagabundo daqueles que velam pelas alegrias do mundo..." também e sempre...
É isto que, para mim, deveria servir à filosofia...
Velar as alegrias ou inversamente, as dores, girando, no chão a cirandar nos ciclos ou círculos da vida...
Sobre a vida, o viver.
E assim poetas aproximam-se do numinoso território do intangível.
Estar tangível e transpor os espaços demarcados à visão.
Estar poeta!
Estar vivente nesse mundo, velando pelas alegrias possível ao Ser, sendo mundo.

Abraçamigo, Eurico e arriégua!
Que saudade da minha terra, da nossa terra.
Esse meu torreão genesíaco.

lula eurico disse...

Mai,
Vem t'imbora, menina! Anda tem muita festa. Tem a buscada de São Pedro, com sambada de côco e tudo.
Viva São João e São Pedro!

Ilaine disse...

Eurico!


Que linda composição, poema e fotografia.

Giremos, pois, nessa ciranda de bons fluidos. Alegria para nós!

Para meu poeta, um beijo

lula eurico disse...

Outro beijo, Ilaine, com a chama celtíbera da fraternidade humana a nos aquecer em cada ponto deste querido planetinha azul.

Que Deus seja único pra todos os povos e sejamos um só rebanho, em qualquer língua, cor e credo. Deus é a unidade na diversidade. O Uno e o múltiplo. E que giremos, todos, de mãos e mentes entrelaçadas, pois o Bem inda é possível. Não devemos desistir. Estamos do lado certo. O da fraternidade entre as nações.

Beijo grande em ti e nos teus pequeninos.

Ilaine disse...

Você é uma paixão, Eurico. E a sua florzinha... Que linda!

Gente brasileira, morena, ritmada, bonita. Saudades!

Beijo

lula eurico disse...

Ilaine,
mudei a foto da ciranda cósmica, mas foi por um bom motivo, viu?
Eu queria mostra a celebração. Veja a festa completa no blogue Flores do Capibaribe: as bandeiras, o côco, a quadrilha improvisada e o forró "agarradim". rsrsrs Foi tudo de bom!!!