Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

quinta-feira, março 26, 2009

Sonata para o Dr. Alzheimer (3º mov.) allegro ma non troppo





















Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

(João 10:10)



Apesar de tudo resta a Vida,
com tudo o que é insolvente e provisório
Embora, evanescente e imprecisa, a Vida...
Resta, ainda.

De algum modo, que não mais contente,
Há frestas para sorrisos
E o aceno transcendente.

De que adiantam saberes
e toda a inútil lógica humana?
Os gatos são mais felizes.
Brincam indenes sobre as casas,
Mesmo sem logus.
Mesmo sem asas.

Hoje vestirei a melhor roupa.
E celebrarei o ar que ainda respiro.
Tomarei banho de mar.
A água morna e arrepios pelo corpo.
Que apesar de tudo resta a Vida.
A minha vida.
Realidade única e indevassável.
A Vida!

Baterei as palmas e piscarei os olhos.
Lamberei os meus lábios salubres.
Celebrarei o Sol e a unicidade.
Eu sou!
Allegro ma non troppo,
Eu sou!
Trago um júbilo comigo:
Eu sou!



****************************

12 comentários:

Ester disse...

Que bela homenagem a vida, querido Eurico!

Saudades de vc e de vir em en-cantar por aqui!

poema-música cheio de encantos me faz arrepiar como no banho morno descrito,

bjs,

Jens disse...

Oi Eurico.
Estava querendo me deprimir com estas odes melancólicas ao dr. Alzheimer (tóc tóc tóc, vade retro!) quando me deparei com os últimos versos, uma celebração à vida. Fiquei alegre (ma non troppo).
Um abraço.

Sueli Maia (Mai) disse...

Poema perfeito. Uma sonata belíssima em seus tres movimentos.

Olhando esta imagem e lendo os tres movimentos de uma só vez, penso que há árvores que tombam, enquanto há as que se mantém de pé e outras renascem ou nascem, em novas sementes e mudas...

E nem dá muito prá sorrir mas dá para ter paz, quando se sabe que se fez o que precisava ser feito. O que podia ser feito.

Desejo-te forças, equilíbrio e confiança no devir...

Muito carinho,

Mai

lula eurico disse...

Ester, Jens e Mai, vou lhes contar um segredo: mudei a sintonia pq ontem mostrei os posts anteriores à servente lá do meu trabalho e ela desatou a chorar. Nem leu. Foram as imagens do banco da praça e dos corredores. Reclamou tb do homem do cabeçalho, caminhando para o nada. Como não sou niilista, nem sadomasoquista e ainda tenho um fiapinho de fé, mas tenho, resolvi presenteá-la com essa imagem, apesar da ausência do humano, praia deserta, mas com Vida em abundância. E o poema veio junto. rs Allegro, ma non troppo...

. Gurgel. disse...

ja vivi demais o aqui e o agora.
me desgasta e me dá nauseas.
pensar me eleva.
e me faz me sentir uma pessoa menos entediantee previsivel.
[juventude de hoje me envelhece]

E eu também me acho interessante
as vezes.!

- >
abraços fraternos.!

Fernanda disse...

Olá Eurico,
obrigada pela visita e comentários E ainda, pelo convite! Veja lá bem que convites me faz, que eu vou! Ou melhor, nós vamos, kkkkkkk...

Bem, parece que eu cheguei aqui no melhor momento dessa sonata, ainda há esperança!
Não sei se sabe mas o Dr.Alzheimer não gosta de telemóveis( celulares); portanto escolheu o canal certo para essa comunicação, rsss...
Bom fim de semana!
Bjos

P.S. Adoro os impressionistas franceses:) !

Fatima Cristina disse...

Lindo texto!
Não se esqueça hoje da hora do planeta...

Eu vou dar o meu voto. E você?

Abraços,
Fatima

dácio jaegger disse...

“Toda memória é argêntea, inúteis, pois, os movimentos,” será que não há oiro algum? Sob as movediças dunas perscrutarei à cata do minério, nem que seja raios de sol; fugirei dentre as paredes, me irmanarei com o mar, cavalgarei as asas do vento
para a Vida. Eurico, gostei imensamente dos movimentos para o Dr. Alzheimer. Dizem ser companheiro dileto dos que teimam querer a eternidade. Muitos não chegam a conhecê-lo mas ele os acha. Um abraçamigo

Cecília disse...

Que lindo!!!
Beijo Grande!
Tenha uma ótima semana!!!

Paula Barros disse...

Essa é uma boa celebração a vida. Celebrar a vida que temos e vivê-la bem vivida.

Achei excelente, e me deu vontade de tomar banho de mar.

felicidades, boa semana de muitos momentos bons.

Beti Timm disse...

Eurico,

Adorei essa história da sevente e o quanto tudo a incomodou. Sorte dela que seu coração é enorme, e a celebração a vida deve tê-la feito feliz.

Beijinhos

. Gurgel. disse...

Caro Eurico,

desculpe demorar pra responder teus comentarios. Ando atarefada
estava quabrando a cabeça pra mudar o endereço do meu blog e o titulo. Demorei mas consegui.
na verdade quase.
Não era bem o que eu queria mas o que eu queria não estava disponível
: (
então deixei esse que não ficou tão ruim
assinti um filme sábado "O silêncio de Melinda" muito triste mas queria te recomendar.
o tema se trata do meu maior e único medo. [ridiculo mas é fato]
emfim
só vim me comunicar contigo.
espero poder fazer uma nova postagem amanhã. por que hoje tenho afazeres.!!

- > abraços fraternos!!
juliana.