Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

sábado, março 07, 2009

Salve 8 de março! Dia da Mulher Excomungada




Quero homenagear nessa postagem que vai dedicada às mulheres, a uma mulher em especial: a pobre mãe de Alagoinha-PE, que foi excomungada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, por permitir um aborto legal, feito na filha. O fato gerou notícia internacional e até comentário do Jabor. Pra quem não leu a notícia, resumo aqui, copiada de outros sites:

A gravidez de uma menina de 9 anos, que mora em Alagoinha (a 227 km do Recife), foi descoberta no dia 25 de fevereiro. Ela sentia dores na barriga, tonturas e enjoos e foi levada pela mãe, de 39 anos, a uma clínica. No dia seguinte, o padrasto, de 23 anos, foi preso após confessar que abusava da menina havia três anos e também da irmã mais velha dela, de 14 anos, que tem deficiência física. Constatou-se uma gravidez gemelar e de alto risco. Nesses casos a lei brasileira admite o aborto, que foi feito imediatamente em uma clínica da rede municipal. O Bispo do Recife e de Olinda, também imediatamente, tratou de excomungar a equipe médica que fez o aborto na menina. A mãe da vítima, que autorizou o procedimento, também recebeu a punição eclesiástica.

*************************************************
Parentesis:

Esse Arcebispo, Dom José Cardoso, é a expressão mais pura do farisaismo dogmático e doentio que pode existir dentro do catolicismo. Talvez por isso, boa parte da população recifense o apelida de o Dom do Ódio, em oposição ao nome, carinhosamente dado a outro Arcebispo, o saudoso Dom Hélder Câmara, que era e sempre será o Dom do Amor. Quando Dom José fala em defender a vida, me traz à lembrança a perseguição às "bruxas", aos "diferentes", como Joana D'Arc, e a matança generalizada que a Inquisição realizou em tempos passados.
Por isso eu me pergunto com que autoridade Congregação para a Doutrina da Fé (Santo Ofício), instituição à qual pertence o Dom José, pode falar em não matar?

*************************************************

Bem, dedico então essa postagem àquela mãe de família, traída e humilhada por um parceiro pedófilo (que, segundo o Bispo, não será excomungado) e depois vilipendiada e ultrajada publicamente, por um Arcebispo que é, no mínimo, desumano.

Solidário com essa mulher de Alagoinha, está o blogue Eu-lírico, como solidário está com todo e qualquer perseguido em nome da hipocrisia e do farisaísmo religioso. Dedico, pois, o dia 08 de março de 2009, à Mulher Excomungada de Alagoinha.

**************************************

Nota: nada contra e tudo a favor dos Católicos amorosos e verdadeiramente cristãos e fraternos, que, como Dom Hélder, Irmã Dulce e outros, pensam em servir e amar, em vez de condenar o próximo.

**************************************

Em tempo:
Dedico também às minhas meninas, Nicole, Cristiane, Flávia, e Allana.
Que Deus as proteja dos pedófilos e dos arcebispos do Santo Ofício, amém!

***************************************



13 comentários:

Cecília disse...

Que amigo rubronegro, que post maravilhoso!
Perfeita a forma como você abordou o tema!!!!
Parabéns!!!

Obrigada!!
Beijão!!

lula eurico disse...

Grato, Cecília! Bondade tua. Vc tem um coração maravilhoso.

SILVANA PEDRINI disse...

Sou católica, mas esse assunto me indignou. Fiquei furiosa com tudo isso, O bispo não tem filhos, não pode imaginar o que é uma criança de 9 anos grávida. Hoje eu discuti com minha mãe sobre isso, disse a ela que se eu tiver que ser excomungada da igreja eu vou ser porque apoio plenamente a ação. Além disso se estivesse ai acho que bateria boca com o arcebispo. Nossa, estou indignada e envergonhada.
Abraços

Paula Barros disse...

É isso sim. Estou tão indignada. Chocada.

Uma homenagem muito especial você fez.

A uma mãe, mulher, sofrida em todos os aspectos, da pior forma possível, e ainda com força para sobreviver.

abraços, parabéns a você. E beijos em Kelly

Ester disse...

Deus do céu, estou estarrecida!

Que Deus nos livre a todos do loucos que se escondem atrás da falsa religiosidade seja ela qual for! Amém


Eurico,

fico dividida entre a emoção da homenagem e o constatar tão triste fato sobre a menina de 9 anos e sua mãe ainda nova sendo vilipendiada,
vc com sua lucidez sempre a nos fazer refletir,

obrigada amigo!

Aguardo-o na blogagem dia 09!

bjs,

Jens disse...

Excelente post, Eurico. Fostes certeiro na indignação e na condenação da hipocrisia e anacronismo da Igreja Católica. Pessoalmente, conheço padres que têm filhos e amantes. Felizmente, não conheço nenhum sacerdote pedófilo (neste caso, ele já estaria no reino de Belzebú).
Mais uma informação. O prócer da Igreja foi além no ultraje, acrescentando que o estupro é um crime menor diante do aborto, tanto que não excomungou o estuprador. Para este, continuam abertos os portões do Céu.
Depois desta só me resta clamar, como o poeta: Meu Deus por que nos abandonaste?
Um abraço solidário com a tua indignação.

Marcos Pontes disse...

A Igreja agiu como age a Justiça brasileira: ao criminoso a piedade e as benesses; à vítima, a vergonha da exposição nas manchetes dos jornais, o rigor da lei e as orações dos compadecidos. Só que nesse caso, nem as orações das beatas a pobre criança poderá ter.

Unknown disse...

Afff Eurico, você me emocionou. Bela homenagem,parabéns! Abr.Yvy

Loba disse...

Poeta querido! A uma mãe que defende a vida e a dignidade de um filho só podemos ter respeito e consideração!
É por mulheres assim como esta e tantas outras que se comemora hoje um dia especial. Mas que este dia sejam todos, né? E em todos sejamos seres humanos melhores e mais felizes!
Beijocas

Zeca disse...

Eurico,

fiquei chocado quando ví a notícia pela tv! Não tão chocado pelo estupro que, infelizmente, sabemos ser mais comum do que podemos imaginar, mas sim com a arrogância desse bispo que, em nome de Deus comete um ato abusivo de excomunhão contra os médicos e a mãe que, na verdade salvaram a vida da menina. Sabemos que ela corria risco de vida, o que legaliza perante a lei o aborto. O mesmo bispo não excomungou o pedófilo, que a meu ver cometeu um dos piores crimes contra outro ser humano; primeiro pelo estupro em sí, segundo pela criança violada. Será que o mesmo Deus que esse ser abjeto diz representar julgaria esse caso da mesma forma que ele?

Abraço.

Sueli Maia (Mai) disse...

Oi,amigo.

Vim te fazer um carinho, um afago, um gesto fraterno...

Eu não me conformo com esse posicionamento excludente, sabe,Eurico...
E meu discurso é apaixonado, tu sabes, bem...

Prefiro dizer que essa mãe será acolhida em tantas outras religiões ou mesmo se em nenhuma desejar mais se inserir, ainda assim, ela continuará 'amparada' pela misericórdia divina, no milagre da fé...

Bem, Um dia Especial...

Nem sei...
Mas deixo-te um 'cheiro...'
De cravo e canela...


carinho e obrigada, sempre

Mai

Christi... disse...

Bravo !

Paula disse...

Apoiadíssimo!!! Como se não bastasse a tamanha brutalidade do caso ainda aparecem essas qualidades de "lideranças religiosas" tornando a situação ainda mais bizarra. A religião deveria ser um conforto para o povo não mais um algoz. Mas, quem sabe de todas as coisas é aquele que está lá em cima, e a justiça D´ele jamais falha! Que as mulheres do nosso país possam, em breve, ter motivos reais pra comemorar esse dia e que ele deixe de ser apenas mais um momento de apelo e protesto por melhores condições de vida!

Abraço!