Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

segunda-feira, março 16, 2009

Mandacaru em flor


... E por que andais solícitos?
Olhai para as flores do campo ...
Mt 6:28

Das rotinas profundas
de seiva e de caules,
repetindo gestos,
pacientemente,
careço entender...
Que os momentos são copas do tempo.
Que a corola da flor é o momento presente.

Vem da erva que brota do chão,
da semente,
todo esse vigor.
Vem da alma da terra,
essa mente,
essa e/terna/mente.
Vem do viço da terra,
da hera, das eras,
do trabalho incessante
do tempo em aquíferos fundos,
profundos abismos
e grotas da terra exsicada...

*

Ó, Flor da Água e do Tempo,
me ensina a esperar!
***
Eurico
poema sem data
******************

8 comentários:

Paula Barros disse...

Sei que o seu momento requer paciência, perserverança, força, esperança e luta. Nunca desistir de acreditar nos seus sonhos. No que lhe diz o coração.



(Eurico, talvez eu estivesse precisando ler isso. Acabei de escrever isso que vou deixar abaixo e vim aqui. Cada caso, talvez até tenha escrito o comentário para mim)


A dificuldade para se realizar um sonho
Tem sonhos que dão trabalho para serem realizados.
Nossa!
Tem horas que penso que não são para serem realizados.
Penso até em desistir.


abraços e força.

Unknown disse...

Eurico, lindo, muito lindo !
Ótima semana, repleta de inspiração. O trecho é da música Paciência de Lenine.

"Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma.
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma.
Eu sei,a vida não para..."

Abrs fraterno.

Paula disse...

Paciência é algo difícil mesmo, é preciso praticar muito! Lindo o poema! Abraço!

Dauri Batisti disse...

Lindo, especialmente os versos finais. Perfeito.

Jens disse...

Eurico:
Da terra vem a força.
Pra cima com a viga, sempre.
Um abraço.

Unknown disse...

Lindo poema, muitas vezes a natureza nos fornece lições de vida.
Tem muita força e lirismo nestes versos.
Beijos

Cecília disse...

Perfeito, meu amigo!!!
Lindo! Me fez pensar...

Poxa, você acredita que ontem mesmo comentei com Mainha sobre o projeto? Falei que estava preocupada pensando na possibilidade de não ter conseguido ajeitar a documentação...

Tenha uma ótima semana!
Beijoss

Cecília disse...

É Meu Amigo,
Não tenho nenhuma dúvida que o lugar dele é aqui conosco. Onde ele é muito amado, querido, protegido... É a casa e a família dele.

Beijos