Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

quinta-feira, março 19, 2009

Cais da Lingüeta (autopsicografia)



















Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz.
Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso.

Mt 6:22,23



Revejo, à flor das águas, em rota dolorosa e fronteiriça,
Naufrágios
E os destroços submersos de mim.

Braçadas, diz-me a Razão.
Braçadas!
O mar é alto.
E a alma é apenas perspectiva.

Volto os olhos, e contemplo o precipício.
Pélago.
Ó Tenebroso Mar que jaz em mim!


Ide, frágil nau!

(Id):
Homem sem bússola.
Um escaler à deriva e sem chinelos ao pé do leito.


Não há pessoa e o rio que vejo
Também não é o Tejo.

Mas o que resta aqui de tudo o que já fui:
Embarcações/embarcadiços;
Lares/velas triangulares;
Lábios/astrolábios;
A goga/a sinagoga.

O antigo Cais da Lingüeta.

Tudo me faz pejo.
E o rio que vejo, deveras, não é o Tejo.




16 comentários:

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDO EURICO BELÍSSIMA POSTAGEM MEU AMIGO... SUBLIME... UM GRANDE ABRAÇO DE MUITA AMIZADE,
FERNANDINHA

Paula Barros disse...

Uma forma bastante diferente de escrever.

"Braçadas, diz-me a Razão.
Braçadas!"

As vezes é precioso braçadas na vida, assim como remar em mares revolto.

abraços

César Schuler disse...

olá, você comentou no meu blog antigo e abandonado, o Confessionário. disse "puxa, que pena"... eu estou respondendo o comentário só para dizer que nem tudo está perdido...
faz tempo que encerrei aquele blog, e nesse tempo eu acabei criando outros. meu blog atual é o http://conscienciaespiral.blogspot.com/
passa lá (:

Unknown disse...

Eurico, tentei navegar contigo e fiquei à deriva. Voaste muito longe...


Abrs fraternos.
Yvy

Dauri Batisti disse...

Andas numa fase linda, não? andas criando belezas. A nós cabe o sabor, o deleite.

Um abraço.

lula eurico disse...

Grato, Dauri. Mas só eu sei "a dor e a delícia" desses poemas.
Abraço.

Cecília disse...

Vim desejar um
Feliz dia do Blogueiro!!!

Beijão!
Ótimo final de semana!!!

Unknown disse...

Lindo post,este poema é encantador, leva-nos a navegar junto com estas fortes emoções...
Beijos

Claudinha ੴ disse...

Olá Eurico!

Bela imagem, belíssima poesia. Temos nossos rios, mares e alagados da alma, e com eles os naufrágios, porém jamais devemos deixar as braçadas...
Beijo

Amanda disse...

Texto lindo e imagem perfeita, parabéns!

. Gurgel. disse...

sim
tenho
mas não acho que poderia ser interessante para alguem como você ;!

acho que seu intelecto vai além das minhas insanidades.

; D

- > abraços amigos [2]

lula eurico disse...

.Gurgel,
aqui não há intelecto. Há emoções. O lirismo funciona à flor da pele. E o blogue se chama eu-lírico com esse propósito. Tb há insanidades por cá. Esse poema é um exemplo dessa loucura lírica, que ora deságua em minha praia.
Abraçamigo.

Sueli Maia (Mai) disse...

Caramba, Eurico,
conseguiste me arrepiar inteira...

Que coisa mais linda é esta?
Pareceu ter lido Camões.
Absurdamente lindo!
Nessas horas sinto-me honrada em saber-me tua amiga de infância, sabes?

Caramba!
Estou 'abobada' mesmo...
Nem tenho palavras e por isto estou escrevendo 'leseiras'...
Fico assim 'aluada' quando leio alguma coisa que me 'bole' por dentro...

Puxa!

Te deixo um abraçamigo
Mas hoje,
beijo você.

Carinho,

Mai

Zeca disse...

Eurico,

sua veia lírica tem navegado por águas várias, calmas, revoltas, com velas triangulares, sem esquecer, contudo, as braçadas. Inestimáveis para a sobrevivência dos náufragos.
Belíssimos versos, poderosos como o próprio mar.

Abraço.

Sueli Maia (Mai) disse...

Eurico, postei uma homenagem para ti em um blog coletivo do qual participo é o 'amigos na blogosfera'...

Depois vai lá ler...

www.amigosnablogosfera.blogspot.com


Carinho d'amiga d'infância.



Mai

Rejane Martins disse...

Quase sempre assim: quando passo por aqui saio com a alma lavada! E agradecida.