Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Reflexões de Cinzas: Loas a João Cândido



Viver é sublevar-se!
Resistir quando tudo diz pra desistirmos.

Ser honesto
em meio à vilania.
Buscar justiça
em meio à tirania.
Erguer a fronte
contra o despotismo.


************************


João Cândido, o Almirante Negro,
vendedor de peixes na Praça 15- RJ, até morrer em 1969.

Sobreviver honradamente à miséria
é também uma forma de heroísmo.


*************************

Em 2010: 100 anos da Revolta da Chibata

**************************

17 comentários:

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDO EURICO, GOSTEI DO TEMA E DA TUA ESCRITA, QUERO DESEJAR-TE UM BELÍSSIMO FIM DE SEMANA...
FERNANDINHA

Paula disse...

Eurico, obrigada pelas visitas e pelos comentários! Seja bem-vindo, sempre! Abraço!

Paula Barros disse...

E saber que muitos ainda sobrevivem honradamente a miséria. Que não são corrompidos pela própria vida.

abraços

Sueli Maia (Mai) disse...

Amigo,

Muito linda a homenagem que fazes.

Carinho de sempre!

mai

Unknown disse...

Baum o modo que vc trabalha com os poemas e junta com os fatos...acredito q muitos ainda tmb sofre com a miseria

Liz / Falando de tudo! disse...

honradamente a miséria...
o conformismo pra muitos é uma fulga de quem nao tem pra onde fugir...

Cecília disse...

Gostei!

Ah obrigada pelo aviso!!

Tenha uma ótima semana!
Beijos

lula eurico disse...

O pobre não rouba por honradez. Por q tem vergonha. Certos larápios de toga, certos donos de banco amorais, não são dignos de amarrar as alpercatas de um pobre que morre dignamente. E, no caso do Almirante, que foi covardemente preso e expulso, depois de acordo feito com o Estado brasileiro, ser pobre com honra foi uma lição pra todos nós.

Unknown disse...

Meu amigo....fico muito agradecido por vc ter participado da Maquina do tempo no Entrando Numa Fria..momentos esses unicos de aprendizagem.....agradeço por tudo...e por se fazer presente sempre...

Sobre seu post..como comentei passando mesmo...abraçao

Loba disse...

Ah meu amigo, será que muitos ainda resistem à lei da vantagem? Tomara que João Cândido seja ainda exemplo, não apenas de heroismo como tb de honestidade!
Beijo queridão!

Cecília disse...

Belo post!
Linda homenagem!!!

Meu Amigo,
Assim, eu não pretendo deixar de ir à Missa não, mas é que tenho buscado me espiritualizar mais (sinto essa necessidade) e sempre tive vontade de ir às reuniões espíritas, vou apenas unir uma coisa a outra, sinto que será melhor.
Também não vou ao jogo, pelos mesmos motivos que você, mas principalmente porque a maioria dos meus amigos não vai a campo e eu teria que ir só(Vixe, nunca nem pensei na possibilidade, do jeito que sou medrosa!!!) e os que vão não torcem pelo SPORT...

Obrigada, Meu Amigo, também tenho muito orgulho de ser sua amiga, foi um belo presente que a vida me deu conhecer você!

Beijo Grande!!!

Deusa Odoyá disse...

Olá meu querido amigo.
Que ainda hoje existem muilhares de cidadãos que devemos honrar.
Pela sua capacidade de honestidade, sem se corromper com nada.
Uma linda homenagem!
Parabéns...
Uma semana de muita paz, amor e luz.
Beijinhos doces de sua nova amiga.
Regina Coeli.

Zeca disse...

Eurico.

Como já havia dito no comentário anterior, ele foi um dos nossos heróis anônimos, cuja história você está ajudando a divulgar e a homenagear, como fez com este poema.
Abraço.

Jorge Elias disse...

Muito bem lembrado.
Não conhecia esta foto do João Cândido.

Um abraço,

Jorge Elias

Ester disse...

Olá Eurico!!


Estou passando para
lembrar-lhe que,

Segunda-feira dia 09
é dia de Blogagem Coletiva!

Sucesso para todos nós!


Abs,

Jens disse...

Porra, Eurico (posso escrever porra aqui?), que baita post sobre o Almirante Negro. O que mais gostei foi que você acrescentou informações novas - ao menos para mim - sobre o assunto. Desconhecia o livro e o episódio da expulsão do francês. Parabéns, camarada. Saio daqui com um pouquinho de acontecimento a mais. Valeu!
Um abraço.

Rejane Martins disse...

Eu me delicio com essas tuas postagens "antigas", dizem tanto de tantos - de ontem, de hoje.
Dizem tanto da resistência pra nunca ser esquecida!
E as fotos... de um Brasil de todos, do Brasil de verdade.