Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

terça-feira, janeiro 06, 2009

Gaza by Saramago

São esses os terroristas que o Estado de Israel está atacando?











Gaza

By José Saramago


A sigla ONU, toda a gente o sabe, significa Organização das Nações Unidas, isto é, à luz da realidade, nada ou muito pouco. Que o digam os palestinos de Gaza a quem se lhes estão esgotando os alimentos, ou que se esgotaram já, porque assim o impôs o bloqueio israelita, decidido, pelos vistos, a condenar à fome as 750 mil pessoas ali registadas como refugiados. Nem pão têm já, a farinha acabou, e o azeite, as lentilhas e o açúcar vão pelo mesmo caminho. Desde o dia 9 de Dezembro os camiões da agência das Nações Unidas, carregados de alimentos, aguardam que o exército israelita lhes permita a entrada na faixa de Gaza, uma autorização uma vez mais negada ou que será retardada até ao último desespero e à última exasperação dos palestinos famintos. Nações Unidas? Unidas? Contando com a cumplicidade ou a cobardia internacional, Israel ri-se de recomendações, decisões e protestos, faz o que entende, quando o entende e como o entende. Vai ao ponto de impedir a entrada de livros e instrumentos musicais como se se tratasse de produtos que iriam pôr em risco a segurança de Israel. Se o ridículo matasse não restaria de pé um único político ou um único soldado israelita, esses especialistas em crueldade, esses doutorados em desprezo que olham o mundo do alto da insolência que é a base da sua educação. Compreendemos melhor o deus bíblico quando conhecemos os seus seguidores. Jeová, ou Javé, ou como se lhe chame, é um deus rancoroso e feroz que os israelitas mantêm permanentemente actualizado.



*******************************************

8 comentários:

Vivian disse...

...nem que eu reencarnar
eternamente, não terei condições
de entender a guerra...
e não quero entender...pq entender
deduz aceitação...

namastê!

Dauri Batisti disse...

Então amigo, não sabemos o que dizer. Tudo é tão estranho. Povos que já sofreram tanto poderiam encontrar caminhos para a paz.

Um abraço.

Canto da Boca disse...

E se dizem seres humanos?
Isso é de fato algo que me cala, mas ao mesmo tempo me mobiliza a falar, via açoes, via meu "estar sendo no mundo". E estou!
Beijo.

Cecília disse...

Muito triste...
Nem li o post, pois tenho acompanhado pela tv, e estou pensando seriamente em não acompanhar mais...

Beijão!!!!
Tenha uma ótima semana!!

Loba disse...

Contundente o texto de Saramago! Embora dirigido a Israel, pode ser lido tb para outros senhores da guerra e seus seguidores. E a grande ironia é que o Deus que salva é o mesmo que mata!
Beijos, querido! Saudades tb. Mas tou de volta, acho! rs

Carla disse...

como a guerra é feita pelos senhores, mas quem sofre são os inocentes...fico-me pelo silêncio da tristeza
beijos e bom ano

Sueli Maia (Mai) disse...

Chocante a imagem!

Muito prá mim, amigo.
Isto é uma temeridade, sem fim...

Não tenho mais palavras....
Beijo amigo.

Inês disse...

Não há palavras, as imagens falam por si!!!