Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

segunda-feira, dezembro 08, 2008

Cantiga Esotérica





















Tragam-me alfaias
Que vem chegando o alvor!
E pandeirinhos
Que vem chegando o alvor!

Deixem que as aves
Revoem, contentes
E dancem, nuvens,
nos céus de seu ventre.

Que invadam-me a tenda
os livres pirilampos
incenso, oferendas,
e os odores do campo.

Aviem-se vestes e víveres!
Pomos dessa terra úbere!

Tragam-me cores
Que a festa é pagã.
Tragam-me amores
Que a alma é louçã.

Tragam-me a flora...
Não! Tragam-me o alvor!
E em seus entornos
tragam-me adornos:

Luzes do Lácio
E a alvissareira Flor.


**********************

Dauri, Jacinta e Mai, será que ecoam,
junguianamente, em mim,
essas misteriosas canções? rsrsrs



Fonte da imagem:
http://tbn3.google.com/images?q=tbn:8dXLU76B08dWwM:http://www.dancealmha.com/images/gerome.jpg

19 comentários:

Dauri Batisti disse...

Belo trabalho. Tudo tão bem feito.
Admiro-te. Como sussurros invocadores de spíritos, mantras para se induzir ao transe e ao contato mais profundo com as palavras, as sílabas, os sons dessa língua. O ritual está posto, cada um que execute-o com os próprios dons.

Paula Barros disse...

Meu mais novo amigo
Terei de ler você com um dicionário, e um tradutor.

Ah, eu li o amor, que ele chegue a dançar.

Com o tempo, espero, conhecerei um pouco mais da sua forma de escrever.

Estou me alfabetizando ainda.

abraços

Bella disse...

Oi Eurico... Conheco Quebec. Eh muito lindo. Para te dizer a verdade, parece que estamos em outro pais. Alis, num outro continente. Nao so pela lingua, que eh o frances, mas pelas ruas e casas... Parece uma pequena EUROPA no meio do Canada!!!
A divisa entre Ontario e Quebec eh Otawa. Tem uma ponte que depois de atravessada, voce esta na grande Quebec!!!
Quem sabe um dia nao iremos???
Uma otima semana para voce

lula eurico disse...

Isso, Poeta! A Língua! Ando extasiado por Ela! Encantado! E é Ela quem dança à minha frente, malemolente. Eu, poeta e lúbrico sultão, submisso a essa
fêmea, hispânica, ibérica, árabe e latina.
Isso, Poeta, Dauri! O ritual é milenar. E estamos, nesse instante de leitura, dentro mesmo dessa liturgia.

lula eurico disse...

Paulinha, sei que não é bem assim. Essa cantiga é simple para quem a quer simples e hermética para os herméticos. Um sultão a deliciar-se com a sua predileta. rsrsrs Só que faço analogias, como a que percebeu o Dauri.
Bjo grande.

lula eurico disse...

Qeum sabe, Belle. Mas o Quebec já invadiu a minha mente. Tenho de por em prática as idéias que de lá emanam no meu trabalho, todos os dias!
Abraçamigo.

Rosemeri Sirnes disse...

Li seu poema e fui seguindo em coro. Lindo mesmo!

Beijos

Jacinta Dantas disse...

Eurico e sua linguagem misteriosa:
fico encantada com sua facilidade em transpor neses escritos a beleza, que mantém atual, minhas buscas de comunhão com o mistério que me envolve e que me fala os símbolos. E, por falar em alfaias, você já participou dos ritos litúrgicos de hoje? afinal, dia de Nossa Senhora da Conceição...
Beijos

Agora vou dar uma olhadinha no AO, pois só agora pude ligar o PC

lgresende disse...

Eurico, a língua está muito bem tratada nos belos versos, que a refletem e também a engrandecem.

ana poeta. disse...

Eurico.

Emocionada c o "eulirico" que habita em teu recanto, nas tuas veias poéticas que calam e tocam minha´lma. Parabéns!

Beijos Poéticos.
;**

Sueli Maia (Mai) disse...

Um rito, um silvo, uma canção que o deus éolo soprou, baixiiinho...
Coisa linda!
Transborda tudo aqui.

No words, no more tears, please!

Carinho.

Vivian disse...

...que encanto de canto!

muahhhhhh

lula eurico disse...

Ana Poeta, que bom ter vc aqui!
Grato pelas palavras!

lula eurico disse...

Mai, bom ter vc por perto, amiga!
Um cheiro!

lula eurico disse...

Vivian, seja muito bem vinda, amiga!

Soninha disse...

Olá Eurico! Bom dia!
Eu já havia passado rapidamente por seu espaço lírico...maravilhoso!
Sei que estou em falta com os participantes do AO...com vc, que tão gentilmente tem visitado meu cantinho lá no rodinha...
Ler seus versos, logo cedo, me deixaram bem tranquila e mais preparada para enfrentar a rotina de mais um dia de trabalho.
Tenho lido seus posts lá no AO, tb vi sua linda família nas fotos.
Parabéns, amigo!
Obrigada por sua companhia e por seus posts.!
Excelente dia pra vc!
Muita paz! Beijossssssssssssss

Cecília disse...

Que maravilha de post!!! Você escreve maravilhosamente bem! Parabéns! (tinha que ser rubro-negro) Rsrsrs

Que bom que você gostou do meu post lá no AO. Usei um pouco da minha formação, fiz faculdade de Turismo. :) Mas independente disso AMO nossa terrinha e sempre gostei de passeios como o que coloquei lá. A princípio tinha pensado em um passeio pelo interior: Gravatá, Bezerros e Bonito, mas um dia só não daria...

Beijão!
Tenha uma ótima semana!

lula eurico disse...

Soninha, muuita paz. Eu conheço essa saudação! E admiro os que a usam pq são adeptos do amor em forma de caridade.
Muuita paz e abraço no Miguel!

lula eurico disse...

Cecília, vc tem um nome que me lembra um belo romance de Osman Lins, meu mestre: Avalovara.
Tinha de ser de Turismo. Eu sabia!
Abraço fraterno!