Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

sexta-feira, abril 11, 2008

Eu-lírico nº 3 (reedição-formato blog)



capa do Eu-lirico 3 - meados de 1994



Nota: cada edição do meu zine-collage trazia um poema,

Neste número 3, aparece também um posfácio.



****************************************



Mitopoese I: o Unicórnio



...Jaz a Noite Imensa sobre o mangue...

A Cidade surge antes,
das enchentes, das vazantes
fundação amorfa, sem face, vazia...

A Cidade emerge, ser eqüestre,
Alça as patas, veste a ventania,
Galopa vadia, égua numinosa.

A Cidade avança,
Besta airosa,
E aponta para o Atlântico o seu chifre calcário.

A Cidade é vária:
Puta dos batavos, marranos, mascates.

Múltipla, mistério:
Vila pescadora com matrizes míticas;
Titãs com tarrafas, jêjes argonautas,
Ninfas pomba-gira, reis iorubás.

A Cidade é anfíbia:
Ilhas de enxurradas,
Sertões arribados sobre palafitas.

(ouve-se o relincho de uma gente aflita...)

Antes, muito antes,
A Cidade dá cria (protopoesia?)
Sobre os arrecifes que detém o mar.

Vaza a Noite um imenso alfanje:
Ouve-se um vagido.
O sangue, rubro veio, escorre

e tinge o umbigo da pedra
do Reino do Amanhã

(ouve-se, em alarido, a turba;
ouve-se um trotar...)


Eurico
1994


***************************************


UM BREVE COMENTÁRIO

por Carlinhos do Amparo




O poeta não filosofa, confunde.
A ele não cumpre investigar o Universo, nem a História,
mas entregar-se amorosamente às forças do sonho,
mergulhar no aórgico, na palpitação jubilosa das origens do ser.
E a origem do ser, como dizem os doutos, dá-se na Poesia.
Qualquer dos doutos: Fichte, Schelling,
ou o nosso, brasileiríssimo, Vicente Ferreira da Silva.
"O mito é em substância Poesia", diz-nos um deles.
"Não é a história que faz o mito, mas o mito é que faz a história", diz-nos um outro.
Pois bem, Mitopoese I: o Unicórnio é o encontro poético
com as matrizes míticas, com a Noite Imensa,
com o Antes, com a Criação.
Em uma dionisíaca revelação,
o poeta foi buscar as fundações mitopoéticas
da Cidade que o trouxe ao Ser.
Confusos?
Não é filosofia. É Poesia.
Poemem-se.

(Carlinhos do Amparo é escritor olindense.)


********************************************************************************************


À GUISA DE POSFÁCIO:



Rompo um insulamento de vários anos

em que vivi entre leões osmanianos

ou na clausura das efabulações.

Trago os fantasmas, grifos voláteis

que me tocaiam nas entrelinhas.

Abro a janela: EU-LÍRICO

por ela escapa o imaginário,

meu arsenal de indagações.

Todo poeta traz o flanco nu

e adentra a arena.

Essa é a senha: não são moinhos, são gigantes!

Que se derreta a cera dessas asas.

O que me importa é essa luz, é o Sol.


Eurico
1994



8 comentários:

Luis Eustáquio Soares disse...

e nesses caranguejos sem cérebros, ou em cuja cabeça as vísceras cerebrais afunda a antena no mangue, captando o cosmos, a partir do aqui e do agora do barro onde se existe, assumindo o terráqueo que somos, e assim semeamos e transcendemos, do coração da imanência.
densos e intensos, os textos. bravo.
meu abraço,
luis

Dora disse...

O Eurico de 1994...O mesmo Eurico que leio hoje.
A Cidade, à sombra do Mito do Unicórnio, realiza suas metamorfoses, desde as bases, até um final que não é "ponto final"...
Tantas frases na tessitura do Unicórnio1...Cada uma, por si só, deixa vários caminhos abertos para a imaginação que corre atrás dos enigmas dos mitos.
Poeta inspirado e rico de imagens, levo comigo seus textos e suas referências. São demasiado densos para uma abordagem superficial...nessa caixa de comentários.
Deixo meu abraço, sempre admirado!
Dora

lula eurico disse...

Grato a vc, Dora, pelas visitas. Tenho me encontrado nas tuas leituras. Grato pelas palavras elogiosas, que sei são frutas de tua frondosa generosidade. Serviram de incentivo para a minha busca pelo efeito poético, tão comentado por Eco, no posfácio a "O Nome da Rosa". Aprendo lendo teus comentários.
Um abraçamigo, Poeta dos Colóquios!

Loba disse...

Estou aqui! Me sentindo o patinho feio um lago onde brilham cisnes poéticos!
Mas fazer o quê? eu gosto do poeta e quero fazer-lhe um carinho lendo a sua poética que ultrapassa o meu parco conhecimento literário e entra de cabeça no meu sentir sem palavras.
Mas façamos assim: fica agora com meu carinho. E como são três textos para ser lidos (e comentados) falo do último, o que a mim parece mais do que um pósfácio e sim o grito liberto de quem a cada dia se redescobre dono de novas asas e capaz de enfrentar arenas e leões.
Eu quero o Eu_lírico – seja de meados de 94 ou do meio de ontem. Porque quero poesia – e o poeta de pés fincados no chão! rs...
Beijo-beijo

Ilaine disse...

Bonito outra vez, Eurico.

É muito bom vir aqui e encontrar com suas palavras: apalpá-las e sentir o seu teor.

Voltarei, poeta!

Dira disse...

Se em 1994 vc era perfeito assim, o que dirá hoje pq o poeta quanto mais se rala na palavra, mas se tira dele o suor e a pele a tecer nuvens de algodão. Vc fala de um lugar comum, de uma forma e força surpreendente que eu jamais li em ninguem. E se talvez a minha ignorância poética me faz ficar encantada contigo (por n saber se outros poetas são assim tão bons quanto) eu apenas me calo, pq além da palavra adornada à música belíssima, vim conhecer mais um amigo-leitor-da-loba-visitante-no-meu-blog. Tomara que eu não consiga mais sair... pq tudo aqui me fez muito bem e eu vou ficar mais um "cadim" de tempo, posso, vizinho? Seja bem vindo em mim, quantas vezes tiver tempo.

(http://diravieira.zip.net)

Dira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dira disse...

quando eu digo "lugar comum" de forma alguma o falo pejorativamente, só frisando. Quis dizer que a poesia já disse tudo e já falou tudo, mas só os perfeitos reinventam a fala e recriam o mundo. vc é um desses.