Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

domingo, junho 17, 2007

A Pedra do Reino é pernambucana...

Pedra do Reino - São José do Belmonte - PE




Atendendo ao clamor do povo de São José do Belmonte, fecho a semana da Pedra com essa singela explicação:
A ficção se passa em Taperoá - PB, no ano de 1938, mas o autor jamais diz que a Pedra fica lá. Lendo a página 14, da mais recente edição do romance, vai se achar o seguinte:
"sou, nada mais, nada menos, do que descendente (...) de dom João Ferreira-Quaderna (...) homem sertanejo, que, há um século, foi Rei da Pedra do Reino, no Sertão do Pajeú, na fronteira da Paraíba com Pernambuco."
Essa fala entre aspas aqui é do Quaderna, descendente fictício do Rei da Pedra Bonita, fanático religioso sebastianista, que liderou sacrifícios de crianças e virgens, entre 1835 e 1838, em Belmonte, Pernambuco.
Portanto, não há erro na adaptação global. Quaderna é habitante da Taperoá de 1938, e o Rei, seu antepassado, do Belmonte de cem anos antes, ou seja, 1838.
Eurico
17.06.07
Veja a grita nos sites de Belmonte:

3 comentários:

Unknown disse...

A Pedra do Reino ,um dos mais lindos romances q ja conhecí,a mais bela história de amor;Por isso é tão admirada ,e se tornou conhecida através do escritor Ariano Suassuna e todas as pessoas q fazem parte da organisação da festa da Pedra do Reino.Parabéns a todos os Belmontenses por fazer essa história se tornar tão real.

Unknown disse...

Oi,sou Fernanda Narjara não é a primeira vez que eu deixo um comentário, mas sempre que entro neste site tenho mais vontade ainda de escrever um pouco sobre esta história e cada dia que passa eu admiro mais e mais esta bela festa da Pedra do Reino porque os Belmontenses fazem dela um marco na sociedade e também acho que não só eu mais todos que participam e gostam dessa festa devem deixar um comentário disendo o que realmente achamos desta comemoração para que ela se torne conhecida a cada dia mais.E finalizo parabenizando todas as pessoas que moram nesta bela cidade "São José do Belmonte"...

lula eurico disse...

Fernanda, não sou belmontense, mas sou pernambucano do Recife, com muito orgulho. Fico grato pelos teus elogios que são muito generosos.
Seja sempre bem-vinda.